CNV 2023, Estoril I, SBK: Regresso avassalador de Ivo Lopes
Apostado em recuperar a coroa na velocidade nacional, Ivo Lopes fez um regresso avassalador ao Campeonato Nacional de Velocidade, demonstrando um andamento fortíssimo que culminou em dois triunfos com a BMW da Easy Bike Race Team na primeira passagem pelo Ciruito do Estoril.
Depois de dominar no primeiro dia do arranque do Campeonato Nacional de Velocidade de SBK, Ivo Lopes, o várias vezes campeão nacional, assegurou a Pole para a corrida 2 perfazendo a sua volta mais rápida em 1:39.823. Ao seu lado na primeira fila o campeão em título Romeu Leite (1:43.218s) e Marco Garcia (1:43823s).
Lopes que regressou esta época ao Nacional sem esquecer o ESBK (Campeonato Espanhol de SBK) arrancou sem oposição para as 15 voltas ao Circuito Estoril e ainda na primeira volta já marcava uma diferença superior a 2 segundos para Romeu Leite e Marco Garcia.
Cumprida a primeira volta, Lopes, Leite e Garcia estavam confortavelmente instalados nos lugares cimeiros com Lopes a aumentar consideravelmente o fosso para os seus perseguidores e Gonçalo Ribeiro a assumir a 3a posição por troca com Garcia.
A emoção estava mais atrás com os pilotos entre os 4o e 8o lugares a rodar em tempos muito próximos e separados por milésimos de segundo. E emoção estava aqui já que a corrida parecia estar definida no que à vitória dizia respeito. Mas uma vez mais, e talvez por ser o arranque da época, as bandeiras vermelhas vieram lançar a confusão.
João Rego (Yamaha R1, SBK), Corey Tinker (Yamaha R6), 1o das SuperStock e Pedro Fragoso (Yamaha R6), 2o das Superstock disputam entre si a 4a posição à geral na travagem para a curva 1 na entrada para a 10ª volta ao Estoril. A dita posição não sorriria a nenhum dos pilotos já que na tentativa de se superarem todos acabaram na gravilha. Tendo em conta o posicionamento das motos e pilotos a corrida foi de imediato interrompida.
Nova grelha formada para cumprir as 5 voltas finais ao Circuito Estoril com Lopes (SBK) a colocar a sua BMW1000 na pole tendo ao seu lado Leite (R1) e Gonçalo Ribeiro (R6). Garcia mantinha o 4o posto da grelha.
Vermelho, Verde… partida. Corrida sem mais história. Vitória absoluta para Ivo Lopes (BMW 1000), a deixar o campeão nacional em título Romeu Leite a mais de 22s de diferença. No lugar mais baixo do pódio a mais de 27se do vencedor e separados apenas por 0.056s o 1o e 2o homens das Superstock Marco Garcia e Gonçalo Ribeiro, 3o e 4o respetivamente. Miguel Romão faz 5a à geral sendo o terceiro das SBK e Tiago Morgado 6o à geral e 3o das Superstock.
Ivo Lopes: “O arranque do campeonato nacional de velocidade foi muito bom para nós, para mim e para a equipa, pois conseguimos ter muito boas sensações na moto e conseguimos atingir um nível de afinações na moto que me deixou muito confiante. Foi um fim de semana de muito trabalho, mas que deu os frutos que ambicionávamos: fomos os mais rápidos a cada saída para o circuito e conseguimos rodar sempre muito confortáveis em cima da moto. É o reflexo de muito trabalho e também da preparação que temos feito fora da moto, que é de extrema importância. Além disso, temos a equipa bem oleada e a trabalhar muito bem em conjunto, a moto está muito boa e temos conseguido aproveitar da melhor forma cada oportunidade em pista. Agora, é preparar a próxima corrida, que será do ESBK de 11 a 14 de maio em Valência.”
Classificação do campeonato SBK:
1º Ivo Lopes, 50 pts
2º Romeu Leite, 36
3º Miguel Romão, 36
4º Tiago Morgado, 23
5º José Gafenho, 22
Fotos: FMP