CNV, 2021, Portimão: Prova algarvia pode dar os primeiros campeões
Duas semanas após a primeira passagem pela ‘Montanha Russa’ o campeonato nacional de velocidade está este fim de semana de volta ao Autódromo Internacional do Algarve. Nos dias 14 e 15 de Agosto pode mesmo ser encontrado o primeiro campeão 2021.
Esse título diz respeito á classe Supersport 300, a única classe que enfrenta a penúltima prova – realizaram ronda dupla aquando do mundial de Superbike no Estoril – e onde, matematicamente, o ceptro está ainda ao alcance de cinco pilotos. Tomás Alonso lidera face a Dinis Borges, e se na bandeira de xadrez do próximo Domingo ficar com mais de 25 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, levará de imediato para casa a renovação do ceptro.
Mas não é apenas Dinis Borges que pode incomodar Alonso, pois também Rafael Damásio está na luta ‘contabilistica’ pois os 32 pontos de diferença para o topo da tabela deixa tarefa mais complicada ao piloto de Tires. Um pouco mais longe, a 46 pontos do comandante, está uma dupla de pilotos, Madalena Simões e Martim Jesus, ambos já com presença em pódios nesta temporada, mas para os quais segurar aspirações quanto ao título é um exercício complicado.
Muito provavelmente a questão do ceptro nas 300 será assunto para ser resolvido na terceira passagem pelo Estoril, o mesmo se passando nas restantes categorias.
Nas Superbike Romeu Leite assumiu o comando na primeira visita ao AIA e tentará manter vantagem face a um regressado Ivo Lopes, o campeão nacional, que depois de ausente na prova anterior volta a um traçado onde habitualmente é demolidor para os adversários. O piloto português é líder do ESBK – Campeonato de Espanha de Superbike – e volta a Portugal para recuperar a liderança na categoria ‘Superbike’. Tiago Cleto e Tiago Morgado irão certamente lutar pela terceira posição.
Líder nas Superstock 600 o algarvio Vasco Esturrado quer dilatar os onze pontos de margem face a Ricardo Silva, com Pedro Fragoso a procurar reeditar as vitórias da primeira visita ao circuito. Nas Pré-Moto 3 é Gonçalo Ribeiro quem lidera, o mesmo se passando com Martim Marco nas Promo3. Afonso Almeida irá tentar a terceira vitória do ano nas Moto4 mas nas Moto5 a luta promete ser bem intensa pois Gonçalo Capote e Lourenço Vicente estão separados por apenas 4 pontos e Alexandre Cabá está igualmente por perto na terceira posição.
Aos campeonatos nacionais juntamos ainda a constante animação nos diversos troféus e teremos certamente mais uma grande ronda de CNV, novamente no asfalto do mundialista circuito algarvio.