O Kartódromo de Abrantes foi palco da ronda de abertura do Campeonato Nacional de Supermoto, com vitórias divididas e grandes duelos em pista.
O Campeão Nacional de Supermoto em 2023, Sérgio Rego (Husqvarna) e o atual detentor do título, Sebastián Gil (KTM), dividiram as vitórias e os segundos lugares na prova de abertura do Campeonato Nacional de Supermoto 2025, que decorreu no passado domingo no Kartódromo de Abrantes. Também no Troféu R12 se registou um grande duelo entre João Cancelinha (KTM) e Gonçalo Ferreira (Honda), igualmente a repartirem entre si os triunfos nas duas mangas, enquanto, em Mini Supermoto, foi o espanhol Alberto Abril (Bucci) a vencer as duas corridas.
A muita chuva caída na véspera fazia temer o pior, alagando a zona de terra, mas no domingo a meteorologia deu tréguas à caravana do Supermoto, permitindo a realização de um bom lote de corridas.
Na primeira manga de Supermoto, o novo Nº1, Sebastián Gil, fez uma boa partida, liderando na frente do detentor da ‘pole’, Sérgio Rego, e do espanhol Ángel Castello. Ao cabo de algumas voltas a luta resumiu-se a Gil e Rego, com os campeões das duas últimas épocas a encetarem um grande duelo enquanto, mais atrás, Afonso Cruz assistia na ‘primeira fila’. Sérgio Rego acabaria por sofrer uma queda à entrada da zona de terra, mas rapidamente voltou à pista, iniciando uma recuperação que o levaria ao 2º posto final, à frente de Afonso Cruz e David Dias, este a bater Ángel Castello, que fechou o top 5.
Na segunda corrida, Sérgio Rego levou a melhor na travagem para a primeira curva, conquistando uma liderança que não mais perderia até à bandeira de xadrez, defendendo-se bem de Sebastián Gil, que teve de se resumir ao 2º lugar, com Afonso Cruz novamente no lugar mais baixo do pódio.


Também nas mangas do Troféu R12 o muito público presente foi brindado com grandes lutas pela vitória, aqui com os protagonistas a serem João Cancelinha e Gonçalo Ferreira. Na primeira corrida, o duelo chegou a mesmo a registar um toque entre ambos, com queda para Ferreira e saída para Cancelinha, ambos regressando à pista para João Cancelinha vencer na frente de Gonçalo Ferreira e Rodrigo Carvalho.
Na segunda manga, Ferreira saiu determinado a vencer, arrancando na frente para uma corrida intensa, disputada sempre numa luta ‘corpo a corpo’ com João Cancelinha. Gonçalo Ferreira viria a cruzar a linha de meta com apenas 0,108s de vantagem sobre o seu rival, enquanto Rodrigo Carvalho somava novo 3º posto.
Finalmente, em Mini Supermoto, com a ausência do Campeão David Dias, que chegou a fazer os treinos desta classe, mas acabou por não correr nas ‘Mini’, dando prioridade à sua evolução na classe principal, foi o espanhol Alberto Abril que venceu ambas as corridas, com Gonçalo Ferreira sempre em 2º lugar e o 3º posto a ser ocupado por Vasco Monteiro na primeira corrida e por João Cancelinha na segunda manga, após ambos terem mantido uma acesa luta em ambas as ocasiões.
Foi um grande dia de Supermoto, que esperamos ver repetido na segunda ronda, agendada para 8 de junho em Portalegre, e o qual não seria possível sem o precioso apoio do Kartódromo de Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes e Junta de Freguesia do Rossio.
Fotos: Nuno Urbano