No meio de toda a ação e com o falatório do despedimento de James Ellison da mesma equipa, houve um facto que quase passou despercebido na mais recente ronda em Thruxton: o terceiro lugar de Hickman na segunda corrida do dia foi o primeiro pódio da nova BMW S1000RR no Britânico de Superbike.
Com a lesão de Farmer, que tem vindo a ser substituído pontualmente por pilotos como Michael Laverty e depois James Ellison, o 4º de Christian Iddon na semelhante BMW Tyco em Knockhill, tinha sido o melhor resultado da marca germânica no influente Campeonato nacional até agora.
É verdade que Hickman chegou ao circuito de Hampshire com uma forte história na pista, tendo marcado quatro pódios nas últimas quatro corridas no circuito e começou o fim-de-semana a liderar os dois primeiros treinos livres antes de se qualificar na primeira fila da grelha.
Na corrida de abertura, Hickman esteve em disputa feroz, lutando pela liderança antes de terminar a corrida em 5º lugar e ainda mais determinado para a corrida final do fim de semana.
Nesta, Hickman lutou constantemente pelo pódio e conquistou o terceiro lugar no sprint final de oito voltas ( a corrida foi parada 2 vezes por incidentes) para dar à BMW Smiths S1000 RR o seu primeiro pódio da temporada, que o coloca a apenas 16 pontos do sexto lugar na classificação à frente da sua ronda de casa em Cadwell Park.
Hickman disse: “Foi ótimo conseguir o primeiro pódio da BMW com a nova S 1000 RR no BSB; é bom para nós. A equipa trabalhou muito bem durante todo o final de semana e conseguimos uma boa afinação logo de início, o que foi fantástico.
“Fiquei um pouco desapontado com a primeira corrida, pois senti que tinha ritmo de pódio e estava na manga o tempo todo. Apenas no final da volta 16 ou 17, nem tenho bem a certeza quem, mas alguém tentou passar-me por fora na chicane e no interior para a esquerda e empurrou-me para o corretor, e eu perdi a concentração.
Eu estava na segunda posição atrás dos líderes e os quatro da frente afastaram-se, levei as duas voltas seguintes a tentar recuperar. Tinha ritmo para os voltar a apanhar, mas quando isso aconteceu, era a última volta e tarde demais.”
“A nossa moto não é a mais rápida de momento, ainda está muito de origem, já que todas as BMWs estão no momento com falta de potência e notamos na parte de trás do circuito, em Thruxton especialmente, porque eu sou leve tipo jockey como a maioria dos outros! Isso torna a corrida mais difícil para nós, mas a moto estava a funcionar muito bem.
“Eu cheguei a ter de me encolher um pouco; eu e o Andy (Irwin) tocámos cotovelos e carenagens várias vezes, mas tudo muito divertido e agora estou ansioso por chegar a Cadwell Park! ”