BSB, Donington Park: Kyle Ryde conquista a pole com novo recorde

Por a 20 Maio 2023 16:15

O formato Superpole voltou para decidir a grelha da primeira corrida na qualificação em Donington Park para a terceira ronda do Campeonato Britânico de Superbike (BSB), com Kyle Ryde (Yamaha) a conquistar a pole com um novo recorde de volta.

Kyle Ryde teve uma longa espera, pois quatorze pilotos precederam –no enquanto esperava a sua vez para uma volta rápida na sua LAMI OMG Yamaha. A pressão começou quando Leon Haslam (ROKiT BMW Motorrad) tinha acabado de chegar ao topo e, por ausência e lesão, o # 77 não sabia exactamente a sua forma. Ryde, no entanto, regressou em grande forma acabando por ser o novo detentor do recorde de pista.

O crucial FP2 decidiu que os doze primeiros passariam direto para a superpole e viram os onze primeiros pilotos todos abaixo do antigo recorde de volta, com Leon Haslam liderando as tabelas de tempos durante grande parte da sessão com um novo recorde antes de ser superado por Kyle Ryde no cinco minutos finais, estabelecendo uma nova referência – passou a melhorar novamente no FP4 com uma volta de 1m 27,635s.

O piloto local usou a sua volta na superpole para estabelecer um novo recorde de volta novamente – um melhor tempo de 1m27.320s depois de administrar o quarto setor de todos e encontrar uma linha suave no Melbourne Loop.

Mas acontece que Halsam também tem muito conhecimento local – o seu pai Ron Haslam dirigia a sua escola de pilotagem e, com sua própria ROKIT BMW Motorrad Team melhorando o tempo todo, encontrou uma maneira de começar a sua volta com os dois melhores setores no vermelho. O # 91 ainda conseguiu chegar ao topo da tabela de tempos, apesar de perder a frente na chicane – o seu erro em Melbourne fez a diferença – deixando-o 0,083s atrás de Kyle Ryde.

Jason O’Halloran completa a primeira linha para a McAMS Yamaha depois de uma volta suave que parecia imaculada, mas talvez um pouco cautelosa demais – o formato da Superpole não oferece segundas oportunidades. A sua volta rebaixou Tommy Bridewell (BeerMonster Ducati) para lider da segunda linha, completada pelos irmãos Andrew (Honda Racing UK) e Gleen Irwin (BeerMonster Ducati).

O anterior recorde das SBK em Donington Park pertencia a Bradley Ray (Yamaha) 1m 28.597s, em 2022.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x