BSB, Donington Park, Corrida 2: Queda de Ryde abre caminho ao triunfo de O’Halloran

Por a 21 Maio 2023 19:38

Jason O’Halloran (McAMS Yamaha) conquistou o triunfo na segunda corrida do Campeonato Britânico de Superbike em Donington Park, tornando-se o quinto vencedor diferente da temporada. A corrida viu a intervenção do Safety Car na 12ª volta após a queda do líder Kyle Ryde.

O polesiter Kyle Ryde novamente fez  uma largada incrível da primeira linha com Leon Haslam e O’Halloran em disputa acirrada pela segunda posição. Andrew Irwin também estava entre os cinco primeiros, mas caiu ileso em Old Hairpin na segunda volta. Ryde estava a segurar a vantagem, mas atrás Haslam e O’Halloran batiam-se pelo segundo lugar, sabendo ambos que Tommy Bridewell estava muito perto do grupo da frente que lutava pelo pódio.

Na batalha pelo pódio, Ryde ainda liderava o pelotão, mas não conseguiu aumentar a sua vantagem sobre Haslam, Bridewell e O’Halloran que trocavam de posição na busca pelos três primeiros. Veio depois o drama para o líder, quando Kyle Ryde caiu na volta 12. Com os destroços da LAMI OMG Racing Yamaha atingida, o BMW Safety Car foi acionado enquanto os marshals limpavam os danos do acidente.

Restavam apenas cinco voltas para decidir o vencedor quando a corrida recomeçou e se tornou uma batalha de seis pilotos. Inicialmente Haslam ultrapassou Bridewell no Old Hairpin, mas O’Halloran respondeu de imediato indo para a líder, enquanto mais atrás vinha o solitário piloto da BeerMonster Ducati,  em terceiro. O’Halloran atingiu a frente do pelotão, mas Haslam lutou instantaneamente para recuperar a posição nos ‘esses’ Fogarty. Haslam então assumiu a liderança, mas em Redgate na volta 16 Bridewell fez uma passagem decisiva para arrebatar a vantagem com O’Halloran ainda em terceiro lugar, mas logo tendo Josh Brookes como companhia, que se juntou ao pelotão após o período de Safety Car.

A 3 voltas do final Bridewell liderava com a Ducati à frente de O’Halloran e Haslam, mas o piloto da ROKiT BMW Motorrad estava em segundo lugar com uma passagem em Redgate, apenas para seu rival McAMS Yamaha recuperar a vantagem sobre McLeans.

O’Halloran havia atingido a frente no início da volta 18, mas atrás de Bridewell foi forçado a retirar a BeerMonster Ducati, abrindo mão da liderança na classificação. Enquanto isso, Ryan Vickers também se colocou na luta pelo pódio e subiu ao segundo lugar na frente de Haslam e Brookes. O’Halloran teve vantagem na bandeira quadriculada para retornar às vitórias, logo à frente de Vickers, que comemorou um pódio de estreia emocionante no Bennetts BSB com Brookes ficando em terceiro para passar para a liderança do campeonato.

Haslam conquistou o quarto lugar, logo à frente de Lee Jackson (Cheshire Moldings Kawasaki) com Charlie Nesbitt a completar os seis primeiros. Peter Hickman foi sétimo à frente de Tom Neave, que comemorou o seu melhor resultado para a Honda Racing UK em oitavo lugar. Christian Iddon foi o nono, apesar de adoentado, enquanto Jack Kennedy conquistou mais um resultado entre os dez primeiros para a equipe Mar-Train Racing Yamaha.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x