BSB, Cadwell Park: Irwin vence a sua 200ª corrida
Partindo do terceiro lugar na grelha, Glenn Irwin (Beer Monster Ducati) tomou o primeiro lugar na primeira volta, segurando atrás de si as Yamaha da LAMI OMG Racing de Kyle Ryde e Ryan Vickers durante grande parte da corrida sprint em Cadwell Park para chegar ao seu 200º triunfo no BSB.
De olho no céu enquanto a chuva ameaçava voltar e ter uma palavra a dizer no sprint, foi Ryan Vickers quem partiu da pole-position, mas Glenn Irwin encontrou um caminho para a frente logo na primeira volta.
Liderando a maior parte das voltas, o piloto da Ducati sofreu pressão permanente da dupla da LAMI OMG Racing Yamaha formada por Vickers e Kyle Ryde. O #7 encontrou uma maneira de passar para a frente na 9ª volta, mas Irwin recuperou a liderança e afastou-se tirando partido da força – potência – da Ducati. Enquanto Irwin mantinha a liderança, Kyle Ryde passou para o terceiro lugar com Jason O’Halloran à deriva. Leon Haslam (BMW) fora forçado a abandonar a corrida devido a um problema técnico na 3ª volta, acabando prematuramente com as suas esperanças de regressar ao pódio em Cadwell Park.
Vickers avançou para a liderança na 11ª volta, mas Irwin não perdeu tempo em recuperar a posição e voltou à frente na BeerMonster Ducati. O trio da frente tinha uma ligeira vantagem, mas nas fases finais da corrida, O’Halloran aproximou-se dos rivais que estavam à sua frente. Ryde arrebatou o segundo lugar de Vickers na última volta com uma travagem nos limites em Park, isto enquanto Glenn Irwin avançou para ser o primeiro a chegar à bandeira de xâdrez e conquistar a 200ª vitória da carreira por apenas 0,118s.
O’Halloran estava a aproximar-se dos primeiro, mas teve que se contentar com o quarto lugar na McAMS Yamaha, com o líder do campeonato Tommy Bridewell a ficar-se o quinto lugar, reduzindo a sua liderança na classificação para 19,5 pontos antes das duas corridas de amanhã.
Lee Jackson (Cheshire Moldings Kawasaki) foi o sexto, logo à frente de Christian Iddon, que manteve sua posição à frente da dupla da BMW, Josh Brookes e Peter Hickman. Jack Kennedy completou os dez primeiros pela equipa Mar-Train Yamaha.
Classificação do Campeonato Britânico de Superbike:
1º Tommy Bridewell (Ducati) 274 pontos
2º Glenn Irwin (Ducati) 254,5
3º Jason O’Halloran (Yamaha) 224,5
4º Kyle Ryde (Yamaha) 224
5º Leon Haslam (BMW) 201
6º Lee Jackson (Kawasaki) 195,5
7º Ryan Vickers (Yamaha) 189
8º Josh Brookes (BMW) 186
9º Christian Iddon (Ducati) 168
10º Jack Kennedy (Yamaha) 116