24h de Le Mans: Yamaha Áustria Racing Team no comando
Já arrancaram as 24 Horas de Le Mans, segunda prova da temporada 2016/2017 do Mundial de Resistência, e que é uma das grandes clássicas do motociclismo de resistência.
Após as primeiras quatro horas de corrida é a Yamaha Áustria Racing Team que está no comando da corrida. Depois de uma primeira hora de prova bem animada, com várias trocas de liderança, a formação de Mandy Kainz assumiu o comando e até ao momento tem vindo a realizar uma exibição irrepreensível com Broc Parkes, Marvin Fritz e Kohta Nozane aos comandos da R1.
No segundo posto está outra Yamaha R1, mas desta feita a da GMT94, que tem nas suas fileiras David Checa, Niccolò Caneppa e o estreante Mike de Meglio. Segue-se a formação campeã do mundo, a Suzuki Endurance Racing Team (Etienne Masson, Vincent Phillipe e Alex Cudlin), que até ao momento ainda não demonstrou argumentos para poder incomodar a armada da Yamaha. No entanto numa prova de 24 horas nunca é de descartar o valor do conjunto do experiente Dominique Méliand.
No quarto posto está a SRC Kawasaki, equipa que fez a pole position, mas que se atrasou devido a uma queda de Randy de Puniet quando rodava no segundo posto. O piloto francês que já estabeleceu um novo recorde da volta mais rápida em corrida e qualificação do Mundial de Resistência no circuito de Bugatti-Le Mans, pagou bem caro a sua inexperiência neste tipo de competição, onde a rapidez não é tudo.
O top cinco é completo pela surpreendente Yamaha Viltaïs Experience, que é a melhor equipa da classe Superstock, isto já depois de ter ficado com o quinto lugar na qualificação.
Quem está já fora da luta pelas primeiras posições é a Honda Endurance Racing Team, que desde a partida tem se debatido com problemas elétricos na nova Honda CBR1000RR e a Tecmas BMW, equipa oficial do conjunto bávaro, que já passou pelo comando, mas uma queda de Matthieu Lussiana deitou tudo a perder.