24h de Le Mans: SRC Kawasaki obtém pole position
Está definida a grelha de partida para as tradicionais 24 Horas de Le Mans, segunda ronda da temporada 2016/2017 do Mundial de Resistência e que se realiza este fim de semana no circuito de Bugatti-Le Mans.
Ao contrário do que é habitual nas sessões de qualificação aqui a grelha foi ordenada com base no tempo médio realizado pelos três pilotos de cada conjunto em sessões de qualificações separadas. Desta forma a pole position para uma das grandes clássicas do motociclismo de resistência ficou nas mãos dos vencedores do ano passado, a SRC Kawasaki, com o tempo médio de 1m36.289s. A equipa formada por Randy de Puniet, o autor da volta mais rápida desta qualificação, e Mathieu Gines e Fabien Foret, que não evitou uma queda, bateu por apenas 33 milésimos a sempre rápida Yamaha Áustria Racing Team.
Com o tempo de 1m35.730s Randy de Puniet estabeleceu mesmo um novo recorde da volta mais rápida em qualificação para o Mundial de Resistência no traçado de Le Mans-Bugatti. Este foi o segundo dia consecutivo em que o recorde foi batido, pois já ontem Broc Parkes aos comandos da sua Yamaha R1 havia estabelecido um novo máximo (1m35.966s).
Desta vez e ao contrário do que acontece habitualmente Broc Parkes não conseguiu tirar um coelho da cartola pelo que em conjunto com Marvin Fritz e Kohta Nozane terá de sair do segundo lugar. No terceiro posto ficaram os vice-campeões do mundo, a GMT94 Yamaha, com David Checa, Niccolò Caneppa e Mike de Meglio. Seguiu-se a BMW S1000RR de Matthieu Lussiana, Kenny Foray e Camille Hedellin. O top cinco ficou completo de forma surpreendente com a melhor equipa da classe Superstock, a Yamaha Viltäis Experience, que tem nas suas fileiras Axel Maurin, Bastian Mackels e Florian Alt.
Nota ainda para o facto dos campeões do mundo em título, a Suzuki Endurance Racing Team, terem ficado na sexta posição, sendo secundados por duas equipas que também se esperam que lutem pelas primeiras posições durante o fim de semana, a F.C.C TSR Honda e a Honda Endurance Racing Team.
A maior desilusão acabou mesmo por ser o Team April Moto Motors Events, equipa formada pelos experientes Matthieu Lagrive, Grégory Leblanc e Grégory Fastré, que não foi além do 14º posto.
As 24 Horas de Le Mans têm arranque programada para amanhã às 14h00, horas de Portugal Continental, e terá uma exaustiva cobertura por parte do Eurosport.