W2RC, Toby Price (Vencedor): “Perder o campeonato assim é difícil de engolir”
Toby Price (KTM) conquistou a vitória no Rali de Marrocos, mas esse resultado não foi suficiente para o australiano garantir o título de Rally-Raides 2023, concluindo a temporada a 4 pontos de Luciano Benavides. Um lugar de pódio, garantia automaticamente o título para o argentino, e foi o que aconteceu hoje.
Quanto a Toby Price, o bicampeão do Dakar levou a sua luta até à ronda final. Segundo no Rally Dakar do ano passado, perdeu a vitória por apenas 44 segundos para o companheiro de equipa Kevin Benavides, Price assumiu então a liderança do campeonato do mundo com o 3º lugar no Abu Dhabi Desert Challenge, um 4º lugar no Rally Sonora fez com que ele ampliasse a liderança, antes de um infeliz problema técnico no Desafio Ruta 40 lhe custar tempo e vantagem no campeonato.
Cinte que tinha de vencer o Rali de Marrocos, Toby Price deu tudo de si e saiu vitorioso com o terceiro lugar na quinta etapa, mas decepcionado por não ter conquistado o título. Agora já só olha para o Rally Dakar 2024, onde lutará pela sua terceira vitória no rali mais difícil do mundo.
“Sim, hoje foi uma etapa muito boa! Tive uma pequeno acidente, mas fora isso estou feliz por ter vencido o rali Marrocos. Mas perder o campeonato assim, na última prova, é difícil de engolir. Lutamos bem e fizemos tudo o que podíamos, mas 2023 não foi a melhor temporada para nós. Estou feliz por nunca ter desistido e esforcei-me a 100% até ao final. Vou tirar agora um pouco de tempo para descansar, mas em breve estaremos ansiosos pelo Dakar em janeiro. Com certeza vai ser mais um desafio difícil, mas sinto-me bem, a moto está óptima e farei o meu melhor como sempre.”
Matthias Walkner , que foi forçado a abandonar a após sua queda na terceira etapa, e Kevin Benavides, regresam à ação no Mundial de Rally-Raides FIM ao lado de Toby no próximo Rally Dakar em janeiro.
Classificação do Mundial de Rally-Raides 2023
1º Luciano Benavides (ARG/Campeão do Mundo), Husqvarna, 100 pontos
2º Toby Price (AUS), KTM, 96 pontos
3º Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 76 pontos
4º Ross Branch (BWA), Hero, 58 pontos
5º Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 55 pontos
6º José Ignacio Cornejo (CHI), Honda, 52
7º Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 39
8º Ricky Brabec (EUA), Honda, 38
10º Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 34
11º Sebastian Bühler (POR) Hero, 25
12º Matthias Walkner (AUS), KTM, 13
13º Kevin Benavides (ARG), KTM, 43
14º Franco Caimi (ARG) Hero, 11
15º Mason Klein (EUA), BAS KTM, 4
16º Sam Sunderland (GB), GASGAS, 0