Poucos dias antes do início do Rali de Marrocos, prova final do W2RC 2024, a Pierer Mobility está a reposicionar-se nos rally-raides. Duas das três equipas de fábrica do grupo austríaco desaparecem e a Red Bull KTM reforça-se com três pilotos fortes.
No passado domingo foi anunciado que Luciano Benavides da equipa Husqvarna e Daniel Sanders da GASGAS seriam retirados e passarriam a competir nas cores da KTM – ambos ainda estão na lista de inscrtios da quinta prova do Campeonato do Mundo de Rally Raides 2024 que começa no dia 5 de outubro. O terceiro piloto é Kevin Benavides, que atualmente se recupera de uma lesão e vai falhar o Rali de Marrocos.
“Foi um ano difícil para a equipa, mas trabalhámos arduamente durante toda a temporada para estarmos prontos para o Rali de Marrocos, porque é a melhor preparação para o Dakar”, disse o director da equipa Andreas Hölzl. “Estamos confiantes na nova equipa, até porque todos estão de laranja! Infelizmente ainda falta o Kevin, mas com o Luciano, campeão mundial do ano passado, e o Daniel, um piloto de deserto super forte, achamos que as coisas vão correr bem em Marrocos. Estamos ansiosos por correr novamente!”
Durante anos, o Grupo Pierer teve que realizar enormes esforços financeiros e logísticos para suportar três equipas de fábrica, desde a estrutura técnica, passando pelas taxas de inscrição nos eventos, até a assessoria de imprensa, tudo teve que ser feito três vezes.
Mas, fica a questão: com este realinhamento após as saídas de Toby Price e Sam Sunderland, o que podemos esperar da equipa austríaca? Eventualmente, o Rali de Marrocos deste fim de semana, pode trazer alguma luz sobre esta mudança nas hostes de Mattigoffen.
Classificação do Mundial de Rally-Raids 2024 (W2RC):
1º Ross Branch (BWA) Hero Motosports, 72 pontos –
2º Ricky Brabec (EUA) Monster Energy Honda, 63
3º Adrien Van Beveren (FRA) Monster Energy Honda , 56
4º Tosha Schareina (ESP) Monster Energy Honda, 45
5º Pablo Quintanilla (CHL) Monster Energy Honda, 37
6º Sebastian Buhler (ALE) Hero Motosports, 29
7º ‘Nacho’ Cornejo (CHL) Hero Motosports, 28
8º Skyler Howes (EUA) Monster Energy Honda, 26
9º Aron Mare (AFS) Hero Motosports, 25