TT: Baja do Pinhal marca arranque do Nacional
Arranca esta sexta-feira a edição de 2018 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Com organização a cargo da Escuderia de Castelo Branco e 325 quilómetros divididos pelos diversos sectores competitivos a oitava edição da Baja TT do Pinhal leva durante dois dias os melhores pilotos da especialidade até à região de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, naqueles que são os concelhos a atravessar por uma caravana com mais de uma centena de veículos.
Nas motos, António Maio surge como favorito. O campeão nacional absoluto venceu a Baja TT do Pinhal em 2017 e neste arranque de temporada não contará, de forma inesperada, com a réplica do vice-campeão Sebastian Bühler, que está lesionado.
Entre os quads Arnaldo Martins chega à primeira ronda da época como campeão em título e assume, de forma natural, o estatuto de principal candidato à vitória.
Já na categoria SSV a competição será muito participada. É a lista de participantes mais recheada, pois conta com mais de 50 inscritos. Neste extenso leque de pilotos, nota para a presença do conhecido treinador de futebol André Villas-Boas, que ataca a primeira prova do campeonato depois da recente experiência no Dakar, mas ao volante de automóvel. O seu navegador nessa aventura, auto, Ruben Faria, bem como o experiente Pedro Grancha e Henrique Nogueira, que se estreia na categoria, são outros dos nomes presentes.
“O interesse das equipas na Baja TT do Pinhal é, só por si, um sucesso para a prova. O ano começa da melhor maneira com uma extensa lista de participantes que emprestam muita qualidade à corrida. Acreditamos que temos uma estrutura montada capaz de responder às expectativas”, afirma Sérgio Sequeira, que é o director de prova para motos, quads e SSV.
Sertã Power Stage é inédita em Portugal
A Baja TT do Pinhal vai marcar pela diferença com a aposta numa classificativa espectáculo reservada a motos, quads e SSV. Desenhada em pleno centro da Sertã, a Power Stage será um sector com cerca de mil metros em que os concorrentes vão competir dois a dois, lado a lado.
Esta é a primeira vez que uma prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno recebe tal formato que promete animar a tarde de sexta-feira como forma de aperitivo para o longo dia de sábado onde tudo ficará decidido.
Horários:
16 de março (sexta-feira)
11h00 – Saída do Parque Fechado no Largo das Feiras em Oleiros
11h10 – Partida para do 1º Concorrente para a Super Especial (SSS)
12h30 – Partida do 1º Concorrente para o 1º Sector Selectivo (SS1)
17h00 – Início Sertã Power Stage (traseiras dos antigos BV da Sertã)
19h00 – Entrega de Prémios SPS no Restaurante Ponte Velha Sertã
17 de março (sábado)
09h15 – Saída do Parque Fechado da Sertã para a 2ª etapa
09h30 – Partida para o 2º Sector Selectivo do 1º concorrente
16h00 – Partida para o 3º Sector Selectivo do 1º concorrente
17h00 – 1º concorrente no Parque Fechado em Proença-a-Nova
19h15 – Pódio, Parque Urbano Com. João Martins, Proença-a-Nova