TT: Calendário de Rally-Raides com México e Argentina em 2023

Por a 19 Dezembro 2022 16:01

Faltam apenas duas semanas para a 45ª edição do Rally Dakar, que começa no dia 31 de dezembro no Mar Vermelho, para terminar duas semanas depois no Golfo Pérsico. A quarta edição do rali na Arábia Saudita assinala também a abertura do campeonato de rally-raides que em 2023 conta com cinco provas e duas novidades: México e Argentina.

O campeonato do mundo de Rally-Raides (W2RC) incluindo o Dakar como prova pontuável, disputou-se pela primeira vez em 2022, e a série salta de quatro para cinco rondas graças à substituição da prova do Cazaquistão pelo México.

O Rally Dakar será o principal evento global em ralis cross-country e dará início à segunda temporada da série W2RC numa nova base em Yanbu, na costa do Mar Vermelho da Arábia Saudita. O mais longo e desafiador Dakar nesta nova versão no Médio Oriente cruzará pela primeira vez o deserto do Empy Quarter, antes de terminar em Damman, na Província Oriental da Arábia Saudita.

A longa prova do deserto de Abu Dhabi (25 de fevereiro a 2 de março) manterá o seu lugar como segunda ronda e oferecerá o desafio de imponentes dunas de areia e o calor escaldante dos remotos desertos dos Emirados Árabes Unidos.

Segue-se o Sonora Rally no México (22 a 28 de abril) que será a primeira nova adição ao calendário e oferecerá um desafio único pelo Deserto de Sonora, no norte do país. O segundo novo evento é o Desafio Ruta 40 da Argentina (26 de agosto a 1º de setembro), que ocorre nos territórios adjacentes à Ruta Nacional 40 do país.

A temporada terminará com o Rally de Marrocos (12 a 18 de outubro) , que também servirá de partida ou corrida preparatória para o Dakar 2024 para muitas equipas.

A edição 2022 do Mundial de Rally-Raides

No presente ano foi Sam Sunderland (Gas Gas) quem conquistou o título , graças às vitórias no Dakar (que garante mais pontos que as outras provas) e no Abu Dhabi Desert Challenge. O Rally de Marrocos, por outro lado, foi vencido por Skyler Howes (Husqvarna) e o Rally da Andaluzia por Adrien van Beveren, que correu o Dakar 2022 na Yamaha, antes de mudar para a Honda.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x