TT – Baja Portalegre 500, Stéphane Peterhansel: “Estou a participar pelo prazer de pilotar”
Um dos grandes atrativos da 30ª edição da Baja Portalegre 500 é presença de Stéphane Peterhansel. Vencedor do Dakar por 12 vezes, seis vezes tanto em motos como autos, o piloto francês não está a participar na mítica prova alentejana em nenhuma destas especialidades, mas sim na categoria de Buggy/UTV onde está aos comandos do Yamaha YXZ navegado pela sua mulher, Andrea.
No final do primeiro dia de acção, Peterhansel terminou num positivo terceiro lugar a 38,6s do primeiro, que é Miguel Jordão, em Polaris, e fez um balanço ao MotoSport deste mesmo dia. “Existia muita água, mas é muito divertido pilotar em Portugal. Isto porque as pistas são muito interessantes. Aos comandos do pequeno Yamaha levamos um grande banho de água e lama pelo que não é fácil lidar com essa situação. No entanto as condições são iguais para todos”.
Já com mais participações na Baja Portalegre 500, o lendário piloto francês referiu que fica sempre contente por “participar nesta prova. A organização é muito boa e estou aqui apenas pelo prazer de pilotar”.
Apesar de estar na luta pela vitória na sua categoria, Stéphane Peterhansel acredita que alcançar este objetivo será “muito complicado” e relembrou ainda uma velha opinião que tem sobre o todo-o-terreno nacional. “Lembro-me desde há muito tempo quando competia nas motos e estava no topo em termos mundiais, que quando chegava a Portalegre não conseguia ser o primeiro. Tudo porque os grandes especialistas conhecem muito bem os troços e a filosofia das provas. O Campeonato Nacional é muito interessante e não é fácil competir contra os pilotos portugueses”.
Peterhansel explicou ainda outra das condicionantes, que pode impedir o gaulês de cantar vitória amanhã em Portalegre. “Temos um depósito muito pequeno Yamaha pelo que precisamos de reabastecer quatro vezes e isso poderá impedir de chegar ao triunfo”.
Por último, o consagrado piloto deixou ainda uma pequena comparação entre o seu habitual Peugeot, agora o novo 3008 DKR, e o Yamaha YXZ. “O Peugeot é um carro de competição, enquanto o Yamaha é um brinquedo grande mas muito engraçado”.