Taça do Mundo de Corridas em Areia: Expectativas altas para a estreia em Monte Gordo
O Monte Gordo Sand Experience prepara-se para acolher a última prova da Taça do Mundo de Corridas em Areia, de 17 a 19 de novembro. Trata-se de uma competição inédita entre nós. Aqui ficam as opiniões de José Rita (FMP), Orlando Romana (Organização) e de Martim Ventura (piloto), presentes na apresentação que decorreu na sede do Automóvel Clube de Portugal.
A prova que será disputada num circuito, com cerca de cinco quilómetros integralmente em areia, é promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
O percurso foi delineado para o extenso areal da Praia de Monte Gordo, logicamente na altura da baixa-mar, contando com uma longa recta que será percorrida uma única vez, prosseguindo depois na parte interna mais sinuosa. No final da prova será consagrado o primeiro vencedor da Taça do Mundo de Corridas em Areia, sendo que Monto Gordo é a terceira e última etapa do calendário, num evento destinado a pilotos de motos e quads, com duas corridas por dia durante os três dias do evento.
Alguns dos nomes mais famosos da modalidade já estão confirmados no Monte Gordo Sand Experience, como o atual líder da Taça do Mundo, Tod Kellet (Yamaha). O britânico venceu as duas provas da competição até ao momento, disputando o título mundial em Monte Gordo com o belga Yentel Martens (Honda), atual segundo classificado e filho do ex-campeão do Mundo de Motocross, Jacky Martens. Outra estrela das areias que estará em Portugal é o francês Milko Potisek (Yamaha), triplo vencedor do ‘Enduropale du Toquet’.
Paulo Alberto (Yamaha) será uma das grandes atrações para o público português em Monte Gordo. O pluricampeão português e brasileiro de motocross e supercross vai interromper a sua época no Brasil para viajar até ao Algarve, esperando-se um forte contingente nacional.
José Rita, Presidente da Comissão de TT da FMP, acredita que a prova será um enorme sucesso:
“É a primeira experiência em Portugal de uma prova deste género, ainda por cima integrada numa Taça do Mundo , é de facto entrar pela porta grande e com tapete vermelho. A Taça do Mundo arrancou este ano com três provas, mas posso adiantar que já estamos a contar no próximo ano com mais provas, porque já há mais países interessados em integrar esta competição. Acho que temos todos os ingredientes reunidos para que a prova seja um grande sucesso, não apenas nacioal mas também a nível internacional. Abrimos as inscrições à 5 dias e já temos 100 inscritos. Os pilotos nacionais estão a aderir, temos pilotos de motocross, de enduro e de TT, portanto esperamos que seja uma grande festa do todo-terreno. A presença dos Quads é também muito importante neste tipo de provas.”
Sobre a receptividades em termos de público, José Rita acredita que ‘vai ser grande, não só porque é novidade como por estar junto a Espanha. Este ano estive no Enduro do Touquet. Houve mais de 2000 pilotos a participar e estiveram cerca de 600 mil pessoas a ver durante o fim-de-semana, é de facto uma loucura, sobretudo se equacionarmos que se trata de uma terra pequena junto à praia.”
Sendo uma prova mais curta do que as duas provas anteriores (Enduro do Touquet – França e Enduro del Verano – Argentina), a visibilidade para o público é um dos grandes atrativos do Monte Gordo Sand Experience, onde estarão disponíveis três localizações com uma vista privilegiada para toda a área de competição.
Além disso, ao longo da Avenida Marginal de Monte Gordo, serão dinamizadas várias atividades dedicadas ao público, que terá também à sua disposição um Fun Park para toda a família. A isto soma-se uma vasta área de restauração onde nos rooftops se poderá assistir ao evento com todo o conforto.
Orlando Romana, Organização
“Sendo esta a primeira edição de uma corrida especificamente de areia e que não se faz em Portugal, é tudo novo, temos de partir do zero, mas na verdade não temos tido dificuldades. A Câmara de Vila Real de Santo António está a dar um grande apoio, temos a colaboração dos locais, da Associação de Pescadores de Monte Gordo, que é fudamental, porque a prova interrompe a saída para a pesca. A nível de participantes, acho que chegarmos a cerca de 400 inscritos entre motos e quads, será um grande número para uma primeira edição.“
Martin Ventura, piloto de todo-terreno:
“É uma prova muito diferente do que há em Portugal, nunca tivemos uma prova só de areia. Será realizada numa altura em que já todos os campeonatos acabaram, é importante porque também engloba toda a gente, do motocross, do enduro e do todo-terreno. Pessoalmente gosto muito de areia, é desafiante, e será mesmo uma boa preparação de pré-epoca. É bom pelo confronto dentro de pista, pelo convívio fora dela e acho que vai ser uma grande festa. Tenho muito interesse em ver o Tod Kellet a andar na areia e acho que só temos a ganhar com tudo isto.” Concluiu Martin Ventura que está empatado na liderança do campeonato de todo-terreno, antes da etapa de Reguengos de Monsaraz.