Taça do Mundo Bajas FIM: David Megre e Bianchi Prata em força máxima na Hungria
Esta semana tem lugar a Baja da Hungria, prova pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas. Vão estar 14 pilotos presentes em motos, entre os quais o português David Megre que está a disputar este título mundial, assim como Pedro Bianchi Prata, que tenta este ano revalidar o titulo de Veteranos alcançado em 2022.
Depois das rondas pelo Médio Oriente e Península Ibérica, a Taça do Mundo FIM de Bajas prossegue este fim-de-semana com a quinta ronda, na Hungria. Apesar da decepção na recente Baja de Aragón, o piloto do Dubai Mohammed Al-Balooshi (KTM) ainda lidera a classificação provisória de motos, porém terá que se manter vigilante neste tipo de terreno. Distante das trilhas arenosas do deserto a que está habituado, Al-Balooshi terá que se precaver sobretudo de David Megre (Kawasaki) e Andrew Houlihan (Husqvarna) que estão muito próximos na classificação do campeonato.
Recordamos que a Taça do Mundo FIM Bajas tem oito eventos, mas apenas os seis melhores resultados contarão no final da temporada. Além dos três primeiros classificados da Taça do Mundo FIM Bajas, Stefan Svitko, Jonathan Finn, Pedro Bianchi Prata e Jan Brabec também marcam presença na Hungria, pelo que a corrida deverá ser emocionante.
Com as verificações administrativas e técnicas agendadas para quinta-feira, a sexta-feira começa com um Prólogo de 9,47 km para se definir a ordem de largada, seguido de dois ‘loops’ de 52,67 km e 57,99 km, respectivamente, totalizando 221,32 km.
No sábado, 12 de agosto, os pilotos vão competir num percurso de 245,60 km dividido em duas voltas. No total, a Baja tem 633,37 km de extensão e inclui 466,92 km de especiais.
Classificação provisória da Taça do Mundo de Bajas 2023
1º Mohammed Al-Balooshi (KTM) 50 pts
2º David Megre (Kawasaki) 36pts
3º Andrew Houlihan (Husqvarna) 34 pts