Ricky Barbec, o ‘aguadeiro’ de luxo de Gonçalves e Barreda
Ricky Brabec é um das figuras emergentes no off road norte-americano. O jovem piloto deu nas vistas em 2014 ao vencer o Hare & Hound, Best in the Desert e o SCORE International, que inclui as míticas Bajas 250, 500 e 1000, provas onde Brabec também levou a melhor. Em 2016, o piloto norte americano está pela primeira vez no Dakar e logo como piloto da Honda. Ao seu lado Brabec tem nomes como Paulo Gonçalves e Joan Barreda Bort. “A minha expectativa para o Dakar é chegar ao fim, ajudar os meus colegas a alcançar os primeiros lugares e garantir que o meu país está contente assim que a prova terminar. A minha função é assegurar que os meus companheiros de equipa não ficam perdidos no deserto com problemas ”.
Já em relação ao facto de representar a Honda a nível oficial na sua estreia no Dakar, Brabec explicou que é fantástico: “Não tenho palavras para descrever o que sinto, pois desde muito novo que queria ser piloto da Honda. É um sonho tornado realidade. Trabalhei muito para alcançar este objetivo. Mal posso esperar para demonstrar o que um norte-americano pode fazer neste mundo”.
Contudo Brabec não tem tido a vida fácil nestas etapas iniciais do Dakar ocupando o 18º lugar da geral a 26m42s do seu companheiro de equipa, Paulo Gonçalves, líder da prova.
A sua melhor prestação até ao momento foi uma 7ª posição na quarta etapa, onde os pilotos da Honda dominaram.