É já amanhã (quarta-feira) que muitas das “estrelas” do Dakar iniciam a luta contra o cronómetro no BP Ultimate Rally-Raid Portugal até ao próximo domingo. Nomes como Ross Branch, Adrien Van Beveren ou Pablo Quintanilla, nas motos, prometem um enorme espetáculo, nas pistas de areia e de terra do Alentejo, Ribatejo e Estremadura espanhola.
Hoje, Grândola foi o palco das verificações técnicas e administrativas para as 169 equipas, de 30 nacionalidades, inscritas. A luta contra o cronómetro começa, amanhã, dia 3 de abril, com um espetacular Prólogo de 3,53 quilómetros, disputado numa área contígua ao Parque de Feiras e Exposições de Grândola.
Os resultados desta classificativa-espetáculo vão definir a ordem de partida dos concorrentes para os dois setores de quarta-feira à tarde: o primeiro tem início e final em Santiago do Cacém; o segundo começa em Santiago do Cacém, mas leva os pilotos de volta a Grândola. Nesta zona do país, os concorrentes vão enfrentar 100 quilómetros de percurso em pisos em areia, ao melhor estilo dos Rally-Raid disputados noutros continentes.
Mas esta é apenas a primeira de cinco desafiadoras etapas, de um percurso total superior aos 1.800 quilómetros, dos quais mais de 1.000 são cronometrados. Um excelente espetáculo em perspetiva, com passagem marcada pelos concelhos de Grândola, Santiago do Cacém, Abrantes, Alcácer do Sal, Almeirim, Chamusca, Coruche, Mação, Ponte de Sor, Salvaterra de Magos, Sines e Badajoz.