Rally Raid Portugal, Etapa 4, Quads: Andujar perde liderança para Wiśniewski
O jovem polaco Mikołaj Krysik, numa Yamaha Raptor 700, foi o vencedor da etapa 4, sendo acompanhado no pódio pelo compatriota Kamil Wiśniewski (Yamaha) e Antanas Kanopkinas (CFMOTO) – num dia desatroso para o argentino Manuel Andujar.
Manuel Andújar registou o tempo mais rápido em todas as verificações de tempo desde o início do BP Ultimate Rally-Raid Portugal e não parecia que a penultima etapa seria diferente. Logo no km 49 o argentino registou o tempo mais rápido, 19 segundos à frente de Kamil Wiśniewski e 1′38 ″ de vantagem sobre Gaëtan Martinez. Andújar parecia pronto para somar mais um enorme número de pontos no W2RC aos que obteve pela vitória no Dakar em janeiro. Andujar quer suceder Alexandre Giroud (2022) e Laisvydas Kancius (2023) como campeão mundial.
Segundo na etapa, atrás de Manuel Andújar, Kamil Wiśniewski bateu com o punho na mesa da classificação virtual. O piloto polaco saltou de quarto para o segundo lugar da geral no km 152, passando à frente de Gaëtan Martinez e Antanas Kanopkinas da CFMoto. 3 minutos separavam os três homens. A luta pelo pódio final estava aberta!
Manuel Andújar parecia pronto para vencer a especial de hoje e prolongar a sua invencibilidade. O argentino ainda comandava no km 186, mas tudo lhe correu mal na parte final da etapa. Andújar teve que parar para solucionar um problema na traseira do seu quad no km 198 e, para piorar, caiu ao tentar voltar à prova. No final, terminou 41′33″ atrás de Kamil Wiśniewski, que conquistou a sua terceira vitória na carreira no W2RC.
Isto também parecia ter um grande impacto na classificação geral, onde Wiśniewski assumia a liderança à frente de Antanas Kanopkinas e Gaëtan Martinez da CFMoto, empatados a 5′49″. Andújar era o quarto, 19′31″ atrás do favorito. Mas a história não acaba aqui!
De volta ao bivouac, Kamil Wiśniewski foi punido com uma penalização de 35 minutos por excesso de velocidade e não cumprimento do tempo previsto dentro da zona de neutralização. Outro polaco, Mikołaj Krysik, foi o vencedor da etapa.
Wiśniewski herdou a liderança geral na corrida de quads, mas Antanas Kanopkinas ficou apenas 2 minutos atrás. Manuel Andújar está agora no terceiro lugar,Depois dos problemas mecânicos e posterior queda, Manuel Andujar desceu ao quarto lugar da, atrás do francês Gaetan Martinez.
Fotos João da Franca/ ACP Motorsport e Paulo Maria DPPI