Rally Raid Portugal, Etapa 1, Atualização: Triunfo de Schareina, Cox e Van Beveren penalizados
Atualização dos resultados da primeira etapa do Rally Raid Portugal, terceira ronda pontuável para o campeonato do mundo de Rally Raid.
1.º e 2.º “em pista”, Bradley Cox e Adrien Van Beveren foram penalizados em 20 minutos e 12 minutos e desceram para 27.º e 14.º, respetivamente. O “rookie” Edgar Canet também viu o seu tempo “acrescentado” em 12 minutos. O que aconteceu aos três pilotos penalizados? Saíram antes da sua hora da zona de neutralização, arrancando demasiado cedo para a estrada que os levou de volta ao “bivouac”.
Com tudo isto, a vitória na etapa foi atribuída a Tosha Schareina, ele que também havia vencido o prólogo na manhã desta quarta-feira.
Após estas penalizações, outros pilotos de RallyGP foram penalizados por falharem Way Points. Foi esse o caso de ambos os pilotos da fábrica da Hero, com Ross Branch a receber uma penalização de 2 minutos e Sebastian Bühler uma penalização de 4 minutos. Isto empurrou o piloto luso-alemão para o sexto lugar geral e o botsuanês para sétimo.
Assim, o 2º lugar foi para Lorenzo Santolino (Sherco TVS Factory), a 4m02s e o americano Skyler Howes (Monster Energy Honda) ascendeu ao terceiro lugar na etapa 1, a 4m13s do vencedor Tosha Schareina.
Com a atribuição das penalizações, o 4º lugar na etapa de hoje ficou na posse do português António Maio, que está agora a 4m22s do líder. O chileno Pablo Quintanilla subiu o quinto lugar, a 4m30s.
Com a penalização atribuida a Bradley Cox, Bruno Santos (Husqvarna) é agora o líder da classe Rally2 e ocupa o 8º lugar, atrás de Sebastien Buhler e Ross Branch.
Quanto aos restantes portugueses, Gonçalo Amaral foi 19.º, Martim Ventura 25.º, Pedro Pinheiro 29.º, Salvador Amaral 35.º, Francisco España 46.º e Bianchi Prata 50.°.
A etapa 2 do Rally Raid Portugal tem lugar esta quinta-feira em torno de Grândola com uma extensão de 166 km disputados ao cronómetro.
Classificação Etapa 1
(Foto: Facebook Rally Raid Portugal)