Rally Dakar, Prólogo: Tosha Schareina dá vitória à Honda
Tosha Schareina (Monster Energy Honda) lidera os resultados do prólogo do Rally Dakar de 2024, à frente de Daniel Sanders (GASGAS) e Ross Branch (Hero), numa especial de abertura mais complicada do que o normal.
Tosha Schareina não poderia esperar um melhor começo para o seu terceiro Dakar e o primeiro como piloto oficial. O valenciano provou ser o mais rápido no prólogo e conquistou a vitória, batendo Daniel Sanders por 12” e a Hero pilotada por Ross Branch por 19 segundos.
Adrien Van Beveren colocou a segunda Honda do ranking na quarta posição, 24” atrás do vencedor. Luciano Benavides, vencedor de três etapas no ano passado, terminou em quinto, 2” atrás de Van Beveren. O seu irmão, vencedor da última edição Kevin Benavides (KTM), alcançou o nono melhor tempo do dia, a pouco menos de um minuto atrás do vencedor. Sam Sunderland (GASGAS) foi o sexto mais rápido, na frente do chileno Pablo Quintanilla (Honda), do australiano Toby Price (KTM), de Kevin Benavides (KTM) e de Mason Klein (Kove) que completou o Top 10.
O luso-alemão Sebastian Buhler (Hero) foi o 16º mais rápido no prólogo, enquanto Rui Gonçalves (Sherco) foi o português mais rápido (18º), teriminando na frente de Joaquim Rodrigues (21º), António Maio (38º), Bruno Santos (51º), Mário Patrão (58º) e Alexandre Azinhais (101º).
Dificuldades logo de início
Um percurso predominantemente arenoso levou os pilotos a um cenário dramático da Arábia Saudita neste dia de abertura do Dakar 2024. O prólogo, como sempre, é uma seção curta e cronometrada, projetada como um aquecimento e, principalmente, para definir a ordem de largada para a etapa de abertura de amanhã. Neste caso, foram 27 quilómetros que tiveram alguma navegação para manter o controle (alguns pilotos cometeram pequenos erros) e muita areia seca para uma especial de abertura mais complicada do que o normal.
O protocolo do Prólogo significa ordem de partida invertida do número, para que os melhores pilotos enfrentassem a realidade e também de um percurso desgastado. Os 10 primeiros podem escolher a sua posição inicial em qualquer lugar entre as 23 inscrições da classe RallyGP – a partir do P11 escolhem a ordem de chegada do prólogo. Portanto, qualquer um entre os 15 primeiros está em uma boa posição de largada para o que o diretor da prova, David Castera, promete que será um primeiro dia difícil amanhã.
Na classe Rally 2, o sul-africano Kerin Fitzgerald foi o mais rápido com um único tempo inferior a 19 minutos da classe a bordo da BAS KTM, mas foi posteriormente penalizado por um erro, deixando a conhecida dupla francesa Romain Dumontier e Mathieu Doveze no topo da tabela de tempos com Bradley Cox em terceiro.
No sábado, a primeira etapa do Rali Dakar 2024 vai ligar Alula a Al Henakiyah, cumprindo-se 405 km disputados ao cronómetro. Será o primeiro dia a valer verdadeiramente, depois do ligeiro ‘aperitivo’ do prólogo que definiu a ordem de partida dos concorrentes.
Top 10 do Prólogo – Dakar 2024
1. Tosha Schareina Honda 17:35
2. Daniel Sanders GASGAS +12 sec.
3. Ross Branch Hero +19 sec.
4. Adrien van Beveren Honda +24 sec.
5. Luciano Benavides Husqvarna +26 sec.
6. Sam Sunderland GASGAS +28 Sec.
7. Pablo Quintanilla Honda +47 sec.
8. Toby Price Red Bull KTM +51 sec.
9. Kevin Benavides Red Bull KTM +56 sec.
10. Mason Klein Kove +58 sec.