Rally, Dakar 2024, Luciano Benavides: “Ser campeão do Dakar é o meu sonho”
A equipa Husqvarna Factory Racing disputará o Dakar somente com Luciano Benavides, mas ainda assim o Campeão do Mundo de Rally-Raides 2023 está confiante para a 46ª edição do rali mais difícil do mundo.
Depois de se separar de Skyler Howes em junho, a Husqvarna decidiu não assinar com um sucessor. O argentino está em plena forma e pronto para brilhar no Rally Dakar com a Husqvarna FR 450, depois de treinar em conjunto com a principal marca do Pierer Mobility Group, a equipa KTM, nos Estados Unidos.
2023 foi um ano extraordinário para Luciano Benavides. Com três vitórias em etapas no Dakar, Luciano igualou o melhor resultado de sua carreira ao terminar em sexto lugar. No Mundial de Rally-Raides da FIM, Luciano ficou em segundo lugar no Abu Dhabi Desert Challenge no início do ano. Em março, garantiu mais pódios no Rally Sonora, no México, e na corrida caseira, o Desafio Ruta 40. Na última etapa do campeonato, no Marrocos, o argentino de 28 anos conquistou o quarto pódio no Rali de Marrocos, garantindo o título de Campeão do Mundo de 2023.
Com vista a 2024, Luciano quer melhorar ainda mais os resultados anteriores no Dakar e subir definitivamente ao pódio , para começar a nova temporada da melhor forma. “Tinha 14 anos quando percebi que queria ser piloto do Dakar. Lembro-me de ir a uma etapa perto da minha casa, em Salta, e ver todos os melhores campeões tão de perto foi uma experiência louca. Na altura ainda corria com a moto de enduro e lembro-me de ter dito que um dia iria correr nos ralis!”, recorda o irmão mais novo de Kevin Benavides.
“No Dakar temos que estar preparados para tudo, o percurso testa-nos todos os dias. Às vezes estás feliz, às vezes triste, cansado, com fome; há dias em que nem sequer nos apetece correr por causa do cansaço e das emoções que sobem e descem. Mas quando estás no topo, sentes-te imbatível. É uma corrida que faz de ti uma pessoa melhor, tanto física quanto mentalmente.”
“O Dakar do ano passado deu-me muita confiança e motivação, fazendo-me compreender que tenho tudo para me destacar. Vencer a sexta etapa foi algo que mudou a minha mentalidade e a minha perspectiva sobre as corridas, e confirmou-me que ser campeão do Dakar é o meu sonho. Todos os dias acordo e penso nisso!”
“Correr pela Husqvarna é muito importante para mim, é uma marca que adoro, tal como adoro todos os membros da Husqvarna Factory Racing Team. Farei o meu melhor para realizar o meu sonho e torná-lo realidade, porque é algo para o qual me preparei durante toda a minha vida.” Concluiu o argentino.