Rally, Dakar 2024: KTM aposta tudo em Price e Benavides
Kevin passou por um ano difícil, cheio de lesões, Price está em boa forma e fresco da vitória no recente Rali de Marrocos. Matthias Walkner não estará à partida depois de ter sofrido um grave acidente há poucos dias.
Faltam apenas alguns dias para o início do Dakar 2024, marcado para a Arábia Saudita de 5 a 19 de janeiro. A Red Bull KTM Factory Racing apresentou-se no seu alinhamento “reduzido”, com os dirigentes Kevin Benavides e Toby Price a defenderem o título na 46.ª edição, enquanto Matthias Walkner teve de se retirar devido à grave lesão sofrida há poucos dias em treinos nos EUA.
O atual campeão Kevin Benavides, apesar dos incidentes do último período – o último dos quais em dezembro – ainda almeja decisivamente a vitória. O argentino de 34 anos está motivado e embora não esteja 100%, será um dos principais protagonistas da prova.
“O Dakar significa tudo para mim, mas este ano foi muito difícil. Depois da vitória no Dakar fiquei muito entusiasmado, mas a fractura do fémur no início da temporada, seguida da fractura do pulso mais tarde, fez com que não pudesse andar muito na moto. Nos bastidores, treinei o máximo possível, para reconstruir a minha forma física e força mental. Agora, antes de um novo ano e de um novo Dakar, quero muito deixar 2023 para trás e lutar pela vitória mais uma vez. Sei que tenho o que é preciso, só precisamos passar por esta fase sem problemas e no final da corrida devo ser capaz de lutar pelas primeiras posições. Mal posso esperar para começar.” Disse o argentino.
Depois de perder a vitória no Dakar de 2023 por apenas 43 segundos, Toby Price tem um objetivo para o evento de 2024: vencer pela terceira vez o rali mais duro do mundo. Em 2023, Price desfrutou de uma excelente temporada de corridas, terminando o ano com uma vitória convincente no Rali de Marrocos. 2024 marca o décimo Dakar para o campeão australiano, que espera comemorar este marco liderando a classificação final em Yanbu, no dia 19 de janeiro.
“O Dakar 2024 será o meu décimo em termos gerais e o nono numa KTM. Dos nove que fizemos juntos, consegui subir ao pódio em seis ocasiões, o que é incrível quando se pensa no quão dura é a corrida e como é difícil chegar à meta. Consegui dois primeiros lugares, um segundo e três terceiros – conseguir mais uma vitória na décima tentativa seria fantástico. O Dakar não é uma corrida como qualquer outra, é como se fosse a minha segunda família, por isso é sempre bom rever toda a gente, preparar-me para a corrida e reacender o meu lado competitivo. Estou fisicamente bem e a moto está boa.” Referiu Toby Price.
O austríaco de 37 anos Matthias Walkner é a baixa confirmada na equipa. Perderá a corrida devido a uma lesão na perna esquerda que sofreu durante um treino nos Estados Unidos. Já foi operado para estabilizar a fractura, mas terá de ser submetido a nova cirurgia quando regressar a casa.