Rally Andaluzia, Final: A primeira vitória de sempre de Van Beveren no mundial
Apenas na sua segunda corrida com a Honda, Adrien Van Beveren conseguiu o seu primeiro triunfo com a estrutura da HRC.
Pressionado por Kevin Benavides – o vencedor da etapa de sábado – o francês não cedeu à pressão na última tirada do Rally da Andaluzia e venceu com 16 segundos de avanço sobre o argentino.
Na classificação final da prova espanhola, Van Beveren conquistou a sua primeira vitória de semprenuma prova do campeonato do mundo de Rally Raid com uma vantagem de 3m14s sobre Kevin Benavides.
O 3.º lugar foi para Luciano Benavides, tanto na etapa como na tabela final. Foi o segundo pódio consecutivo para o piloto da Husqvarna, ele que também terminou no Top 3 no Rally de Marrocos no início de Outubro.
Os espanhóis Tosha Schareina e Lorenzo Santolino fecharam o Top 5 na especial deste domingo na frente de Ricky Brabec, o único piloto que podia impedir Sam Sunderland de se sagrar campeão.
O norte-americano falhou nesse objetivo e o piloto da GasGas – 5.º na classificação final do Rally da Andaluzia – conquistou o título de campeão do mundo de Rally Raid de 2022, ele que também já tinha vencido o Dakar no início do ano.
4 portugueses no Top 20
Joaquim Rodrigues foi o melhor luso ao concluir a prova no 9.º lugar. Um resultado “agridoce” já que, não fosse uma penalização de 6 minutos, teria terminado na 5.ª posição!
Rui Gonçalves terminou em beleza com um 7.º posto na derradeira etapa, terminando a prova espanhola numa ótima 10.ª posição – não é demais recordar que este foi apenas o segundo Rally do piloto da Sherco depois do Dakar.
12.º na derradeira etapa, Sebastian Bühler ocupou a mesma posição na classificação final em mais uma corrida em que a prioridade era retomar ritmo competitivo depois de mais de 6 meses parado devido a duas lesões.
Mário Patrão fez uma prova muito consistente, rodando permanentemente nos 20 primeiros da geral e sendo premiado no final com o título mundial de Veteranos e com o 5.º posto na categoria Rally2!
Que venha o Dakar 2023!
:.
(Foto: Honda Racing Global)