Rali de Merzouga: Joaquim Rodrigues Jr. 4º na penúltima etapa
Está concluída a quinta tirada do Rali de Merzouga, nesta que foi a segunda parte de uma etapa Maratona e que obrigou os concorrentes a percorrer 206 quilómetros cronometrados num percurso marcado por pistas com muita pedra, dunas e navegação à mistura.
No final do dia foi um surpreendente Oriol Mena, piloto com carreira feita no enduro e que está no Rali de Merzouga a fazer o seu primeiro rali raid. Aos comandos de uma Honda, Mena bateu por apenas sete segundos o segundo classificado, que foi Alessandro Botturi. Seguiu-se o líder da corrida Xavier de Soultrait que foi apenas 26s mais lento do que Oriol Mena, o que espelha bem o equilíbrio vivido durante o dia. Na classificação geral, Soultrait aumentou a vantagem para os mais diretos rivais e tem tudo para vencer pela primeira vez a prova que percorre alguns dos percursos do antigo Dakar africano. Gerard Farrés Guell e Franco Caimi seguem na segunda e terceira posições, respetivamente, mas já a 12m43s e 21m56s de Xavier de Soultrait.
Quanto aos pilotos portugueses continuam mais uma vez em destaque com Joaquim Rodrigues Jr. a assinar o quarto tempo da tirada a apenas 1m07s de Oriol Mena. Mário Patrão, quinto no dia de ontem, hoje esteve mais discreto ao ser apenas 12º.
Já António Maio, que efetua a sua estreia em rali raids, não surge na classificação final da etapa pelo que algo poderá ter acontecido algo ao piloto da Yamaha que tão boa conta de si vinha a dar na prova marroquina. Não sabemos ainda o que aconteceu, mas tudo indica para o abandono.
Em termos de classificação geral, Mário Patrão permanece no sétimo posto, enquanto Joaquim Rodrigues Jr. reentrou novamente no top 10, sendo agora nono.
Para amanhã estão reservados os derradeiros 50 quilómetros cronometrados com o famoso Grande Prémio das Dunas em Merzouga, naquele que será um final apoteótico para a prova marroquina.