Depois do triunfo no prólogo o espanhol Tosha Schareina (Honda) voltou a brilhar na segunda etapa do Rali de Marrocos, e com isso ‘roubou’ a liderança a Ross Branch (Hero). Sebastian Buhler abandonou por queda.
Mais um dia, mais uma etapa do Rali de Marrocos desenhada em torno de Zagora. O percurso não chega a atingir a marca dos 500 quilómetros, com 499 quilómetros, dos quais 272 são ao cronómetro para as motos. O primeiro ‘motard’ deixou o bivouac às 5h55 e entrou na especial às 7h40. Este é o terceiro dia da prova marroquina que marca o fim da temporada do Campeonato do Mundo de Rali Raides e vai trazer-nos o campeão de 2024.
Branch ou Van Beveren, quem será campeão?
Os vencedores da etapa 1, que são também líderes das classificações FIM , abrem o caminho na terça-feira. Ross Branch (Hero MotoSports) foi hoje o primeiro piloto a entrar em pista e não terá trilhos nos 272 quilómetros da especial que tem pela frente. Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda) é o mais recente adversário de Branch na luta pelo título mundial de RallyGP. O segundo classificado do campeonato, Ricky Brabec (Monster Energy Honda) abandonou ontem depois de ter lesionado o joelho durante a primeira etapa, numa má receção ao atravessar as dunas de Chegaga. O piloto do Botswana lidera sobre o francês com 16 pontos de vantagem, enquanto que em Marrocos podem ser ganhos até 25 pontos.
Três fabricantes diferentes ocupam os três primeiros lugares do Rali de Marrocos no início da segunda etapa. A Hero lidera a classificação geral FIM com Ross Branch, 48“ à frente da KTM de Daniel Sanders e 1’30” à frente da Honda de Tosha Schareina.
Ross Branch (Hero MotoSports) tem um início difícil. Primeiro a arrancar, o líder do campeonato já foi ultrapassado por Daniel Sanders. Ao quilómetro 43, está a 4’18” do tempo de referência de Tosha Schareina (Monster Energy Honda). Tendo em conta o bónus de 12“ por abrir os primeiros quilómetros, está a 4’06”.
Schareina e Sanders discutem a liderança
A liderança de Tosha Schareina (Monster Energy Honda) é confirmada após a passagem de 8 pilotos ao quilómetro 43. Depois de contabilizados os bónus, o espanhol tem 40“ de vantagem sobre Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing), 1’08” sobre Bradey Cox (BAS World KTM Racing), 1’14“ sobre Luciano Benavides (Red Bull KTM Factory Racing), 1’31” sobre Sebastian Buhler (Hero MotoSports) e Adrian Van Beveren (Monster Energy Honda), e 1’48” sobre Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda).
Daniel Sanders abre agora a especial e não larga o acelerador. “Chucky“ faz o melhor tempo ao km 64 e ganha também um bónus de 25 segundos. O piloto de fábrica da KTM lidera o seu companheiro de equipa Luciano Benavides por 1’07“ e a Honda de Pablo Quintanilla por 1’08”. Líder ao km 43, Tosha Schareina está agora a 3m40s de Sanders, enquanto Ross Branch (Hero MotoSports) está a 4 minutos.
Entretanto, o luso alemão Sebastian Buhler faz o segundo tempo ao quilómetro 64. O piloto da Hero MotoSports ganha nesse pontos 58 segundo ao líder Daniel Sanders em relação à anterior marca, que era ao quilómetro 43. O alemão venceu a sua primeira etapa no W2RC este ano, durante o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, e tem como objetivo uma segunda vitória nesta terça-feira.
Daniel Sanders que abriu a especial e fez o melhor tempo, é também o novo líder do rali marroquino, com 3m12’s de vantagem sobre Ross Branch e 4m22s sobre Tosha Schareina. Lembramos que no Rali de Sonora 2023, que venceu, “Chucky” já tinha conseguido este tipo de resultado, abrindo e vencendo etapas.
‘Chucky’ Sanders ataca fortíssimo
Ao km 95 Daniel Sanders continua na liderança. Incluindo os bónus, a sua vantagem é agora de 1m19s sobre Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) e de 2m01s sobre Sebastian Buhler (Hero MotoSports). O companheiro de equipa do líder, Luciano Benavides, está a 2m14s. As Hondas de Tosha Schareina e Adrien Van Beveren estão a 2m55s e 3m12s.
Pouco antes da entrada nos 20 quilómetros do Erg Chegaga, Ross Branch (Hero MotoSports) já não é o 2º na classificação geral virtual. O piloto do Botswana foi ultrapassado por Tosha Schareina (Monster Energy Honda). “Chucky“ Sanders lidera com uma vantagem de 3’37” sobre o espanhol (+3’37”) e 4’52” sobre o piloto do Botswana.
Mas as coisas mudam com a entrada nas dunas de Chegaga. Daniel Sanders perde tempo e australiano já não detém o melhor tempo, que está agora na posse de Pablo Quintanilla. Mas atenção: “Chucky” ainda está na liderança da especial graças aos bónus obtidos na etapa de abertura. Contando com o seu bónus de 1’03“, Sanders lidera a etapa com 51 segundos de vantagem sobre Quintanilla e 1 minuto sobre Tosha Schareina.
Sebastian Buhler sofre queda e abandona
Sebastian Buhler cai entretanto ao quilómetro 142. Bradley Cox e Adrien Van Beveren pararam ao seu lado para o ajudar. O piloto da Hero MotoSport, consciente e capaz de se mover, queixava-se de dores lombares e intercostais, sendo depois evacuado de helicóptero para o hospital de Zagora para ser examinado.
Tosha Schareina fez uma segunda parte da especial muito boa! O espanhol recuperou a liderança da classificação ao km 191, mesmo tendo em conta o bónus de 1’23” dado a Daniel Sanders que abriu a etapa. Tosha está na frente do australiano por 1m10s. O chileno Pablo Quintanilla está a 1m37s e Luciano Benavides a 1m56s. Lorenzo Santolino coloca a sua Sherco no Top 5 a 5m38s. Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda) chegou ao quilómetro 214 com quase 31 minutos de atraso em relação ao tempo de referência de Schareina, mas será creditado novamente pelo tempo perdido quando parou ao lado de Sebastian Buhler para o ajudar.
Schareina vence na despedida de Zagora
A vitória na etapa 2 foi conseguida por Tosha Schareina à frente de Daniel Sanders 1m24s. Pablo Quntanilla completou o pódio provisório do dia a 2m22s do espanhol. Herói da etapa de ontem, Ross Branch perdeu 12m21s para Schareina e a liderança na classificação geral do rali, mas nada está perdido para o piloto de linha aérea do Botswana.
Lorenzo Santolino, Rui Gonçalves e Harith Noah representam a Sherco TVS Rally Factory Team no Rali de Marrocos, e assim será também no próximo Dakar. O espanhol está no ritmo desta terça-feira, na 5ª posição na classificação das RallyGP ao km 214, enquanto o português Rui Gonçalves foi 13º na etapa de hoje; o indiano Noah ocupa o 4º lugar entre os pilotos de Rally2, categoria que hoje teve como vencedor da etapa Edgar Canet.
António Maio em Yamaha WR450 Rally ex-fábrica, rodou a bom ritmo para terminar a etapa no 17º lugar. Nos Quads a luta continua entre o lituano Antanas Kanopkinas (CFMOTO THunder Racing) e o polaco Kamil Wisniewski (Orlen Team).
Amanhã o rali prossegue com a 3ª etapa (Zagora – Mengoub) com uma ligação de 62 quilómetros, após os quais os concorrentes enfrentam ao cronómetro uma longa especial de 328 km.
Resultados provisórios da Etapa 2
1º Tosha Schareina (ESP), Honda, 3:23:44
2º Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 3:25:03 +1:19
3º Daniel Sanders (AUS), KTM, 3:25:08 +1:24
4º Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 3:26:06 +2:22
5º Luciano Benavides (ARG), KTM, 3:26:22 +2:38
Classificação geral (após 2 de 5 etapas)
1º Tosha Schareina (ESP), Honda, 5:59:23
2º Daniel Sanders (AUS), KTM, 6:00:05 +0:42
3º Luciano Benavides (ARG), KTM, 6:07:16 +7:53
4º Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 6:07:46 +8:23
5º Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 6:10:05 +10:42