Mundial Rallys FIM, Marrocos: Luciano Benavides a apenas dois minutos do líder
Luciano Benavides (Husqvarna) fez um excelente início de campanha no Rali de Marrocos ao conseguir o segundo tempo mais rápido na primeira etapa de 557 quilómetros. Completando a especial pouco mais de dois minutos atrás do seu companheiro de equipa, o norte-americano Skyler Howes também impressionou num terreno tecnicamente exigente para terminar em quarto lugar.
Percorrendo o terreno rapidamente, desde a largada e depois perseguindo os pilotos à frente, Benavides foi o mais rápido até ao primeiro checkpoint no Km 40. Com tempos apertados entre os cinco primeiros, Luciano caiu para quarto a meio da especial, mas foi capaz de manter seu ritmo seguro e sólido até ao final, onde acabou em segundo lugar.
“Foi uma primeira etapa muito boa para mim. Comecei bem, focando na minha navegação e no terreno e percebi logo que estava a apanhar alguns dos pilotos da frente. Foi uma etapa muito técnica com muitas pedras e pedras nas pistas, então foi complicado ficar de olho no roadbook enquanto tinha que olhar para a frente e julgar o terreno o tempo todo. Acho que fiz um bom trabalho e consegui manter a consistência durante toda a etapa.” Disse o piloto argentino.
A jornada de Skyler Howes na etapa foi um pouco diferente da do seu companheiro de equipa. A estrela americana partiu um lugar à frente de Benavides, mas foi lentamente aumentando o ritmo à medida que avançava na especial. A escolha de se concentrar na navegação desde o início valeu a pena para Skyler e com o terreno se tornando mais previsível nos últimos estágios do dia, o piloto da FR 450 Rally conseguiu ganhar tempo sobre os que estavam à frente e assegurar um forte resultado de quarto lugar, a pouco mais de três minutos do eventual vencedor da etapa.
“O terreno realmente agradou-me e senti-me em casa na moto. Cometi alguns erros menores e, em seguida, um realmente grande, sai da paista e isso custou-me alguns minutos, então foi um dia um pouco de altos e baixos, mas estou aqui, seguro no final e pronto para o dia de amanhã.” Disse o norte-americano.
Hoje decorre a segunda etapa do Rali de Marrocos, de Tan-Tan a Laayoune, totalizando 435 quilómetros com uma especial cronometrada de 315 quilómetros.
Classificação do Rali de Marrocos (após 1 de 5 etapas):
1º Ross Branch (BWA), Hero, 4:46:24
2º Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, 4:48:29 +2:05
3º Toby Price (AUS), KTM, 4:49:35 +3:11
4º Skyler Howes (USA), Husqvarna, 4:50:48 +4:24
5º Sam Sunderland (GBR), GASGAS, 4:55:05 +8:41