Mundial Rallys FIM, Marrocos: Dia perfeito para a Husqvarna com Benavides e Howes no topo

Por a 4 Outubro 2022 22:34

Luciano Benavides (Husqvarna) venceu hoje a terceira etapa do Rali de Marrocos, apenas 25 segundos à frente do companheiro de equipa Skyler Howes que é o atual líder a classificação geral provisória. Ross Branch (Hero) foi o terceiro mais rápido na frente Sam Sunderland (GASGAS) e de Ricky Brabec (Honda).

O dia de hoje controu com uma seção especial de 315 km em torno de Laayoune, onde as dunas foram a principal atração para os pilotos nos seu objetivo de se preparar para o próximo Dakar. David Castera, ex-piloto e diretor de prova no Rali de Marrocos, considerou a terceira etapa como um grande teste para o Dakar da Arábia do Sul. Areia e dunas foram o prato principal, mas não o único ingrediente da etapa, pois havia muitos trechos rochosos fora de pista – alguns com visibilidade complicada. Como ontem, a navegação voltou ser um fator chave para o sucesso.

Aproveitando a nona posição de largada, Luciano Benavides foi o segundo a atingir o primeiro controle no km 30, apenas um segundo atrás do líder inicial. Continuando a pressionar, o argentino logo assumiu a liderança, aumentando progressivamente a sua vantagem sobre o companheiro de equipa até ao final. O norte-americano fez uma excelente recuperação desde o quatro lugar inicial até apanhar os lideres, passando depois a abrir a especial e terminando junto com o companheiro de equipa argentino. Skyler Howes tem agora uma vantagem de 3m17s na classificação geral para gerir na etapa de amanhã, onde será Kevin Benavides a abrir a pista nos quilómetros iniciais.

SKYLER HOWES

“Mais um dia difícil mas onde eu e o Luciano fizemos uma dobradinha na etapa, o que é muito bom para nós e para a Husqvarna. Foi bastante complicado no começo porque as dunas eram muito macias. Foi também difícil navegar e escolher uma boa linha, é muito fácil ficar preso e perder tempo. Felizmente, parece que todos tiveram os mesmos problemas, então não foi um grande problema. Depois de alcançar o grupo líder, apenas me concentrei e tentei terminar a etapa em segurança.” Referiu Howes no final.

Terminaram a etapa a pouco mais de 2 minutos da dupla da Husqvarna, Ross Branch, Sam Sunderland, Ricky Brabec e Toby Price, que baixou ao terceiro lugar provisório da geral após 3 etapas.

TOBY PRICE

“Foi uma etapa bastante dura e muito ventosa, o que tornou as coisas ainda mais difíceis à medida que as pistas surgiam à nossa frente. Por causa disso, acabei por ficar praticamente sozinho durante todo o dia e a navegar pelo meu caminho. Cometi alguns erros, mas nada de mais e, apesar de ter caído para terceiro na geral não acabei muito atrasado”, disse o australiano da KTM, duas vezes vencedor do Rally Dakar.

RICKY BRABEC

Ricky Brabec que terminou na quinta posição e ocupa idêntica posição na geral atrás de Ross Branch, optou por uma estratégia cautelosa e sem cometer riscos. “Passei toda a etapa na frente com o Adrien (Van Beveren) e o meu antigo companheiro de equipa Kevin Benavides, abrindo a pista todos juntos. Tentei compensar o tempo aqui e ali, mas não foi fácil, foi difícil. Faltam dois dias e amanhã será um dos dias mais longos. A navegação aqui em Marrocos é sempre muito difícil, a pista é muito rápida, muito rochosa e isso significa muitas notas para lêr”, salientou o norte-americano.

Após vencer a etapa de ontem – a sua primeira na estreia como piloto da Honda Monster Energy – Adrien Van Beveren, não teve muita sorte durante o dia. “Foi muito difícil abrir a etapa e caí duas vezes. Isso aconteceu quando eu não tinha uma linha de referência para seguir, então nunca se sabe se vamos encontrar terreno mole ou firme. Então fui apanhado pelo Kevin e pelo Ricky e fizemos toda a etapa juntos”.

Faltando apenas dois dias para o final do rali, a quarta etapa de amanhã é composta por um total de 565 quilómetros a serem percorridos, 219 em ligação seguidos da especial cronometrada de 346 km.

SUM SUNDERLAND

Resultados Etapa 3 – Rali de Marrocos

1º Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, 3:09:42

2º Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 3:10:07 +0:25

3º Ross Branch (BWA), Hero, 3:12:20 +2:38

4º Sam Sunderland (GBR), GASGAS, 3:12:45 +3:03

5º Ricky Brabec (EUA), Honda, 3:13:01 +3:19

Classificação geral provisória

1º Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 11h22m51s

2º Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, +3:17

3º Toby Price (AUS), KTM, +4:45

4º Ross Branch (BWA), Hero, +6:46

5º Ricky Brabec (EUA), Honda, +7:16

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x