Tosha Schareina (Honda) foi o vencedor da etapa de abertura do Desafio Ruta 40, na Argentina. O jovem piloto espanhol venceu a especial da Etapa 1 (La Rioja-La Rioja) com 17 segundos de vantagem sobre Luciano Benavides (Husqvarna) e 1m33s sobre Adrien Van Beveren (Honda). Sebastian Buhler que foi o segundo a abrir a especial terminou o dia no 8º lugar, ocupando o 7º lugar da geral. O líder do W2RC, Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing), foi 4º na especial.
Texto revisto e atualizado, com penalizações
Filme da etapa
Nacho Cornejo foi hoje o primeiro a enfrentar a especial. Os primeiros dez pilotos iniciaram a perseguição em intervalos de três minutos. Sebastian Bühler e Ross Branch (Hero MotoSports) foram o segundo e terceiro a largar, antes do atual campeão mundial, Sam Sunderland. Os bónus de tempo que recompensam os três primeiros pilotos que abrem a especial e abrem caminho não estiveram em jogo hoje – serão aplicados nas etapas 2, 3 e 4.
Tosha Schareina foi o sexto a partir às 8h15. O piloto de RallyGP, que corre numa estrutura irmã da equipa Monster Energy Honda, roda na mesma moto do HRC e beneficia do mesmo apoio. O espanhol de 27 anos é a mais recente contratação de Ruben Faria para os RED. Tosha está em alta desde que saltou para a CRF, conquistando o segundo lugar no Rally Sonora e o primeiro lugar na Baja Aragón!
Michael Docherty, piloto de Rally2 da BAS World KTM Racing, manteve o controle da especial no km 65 com o tempo de 37′56″. Estava nesta altura à frente de Schareina, que mesmo assim diminuiu a diferença e ficou 3 segundos atrás do sul-africano. Matthias Walkner (Red Bull KTM Factory Racing) foi o terceiro com 54″. Ricky Brabec (Monster Energy Honda) foi o quarto com 1 minuto. Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) e Beveren (Monster Energy Honda) chegaram a um impasse a 1′21 ″ atrás do líder. Nesta altura o Iritrack de Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) não estava a transmitir os tempos do argentino.
Após 130 km da especial, Luciano Benavides ainda enfrenta um problema no Iritrack. O tempo do argentino, que ficou em terceiro lugar no posto de controle anterior, permanece um mistério. Com essa ressalva, Tosha Schareina tirou a liderança de Micheal Docherty por 13 segundos
Os tempos de Luciano Benavides estavam de volta online. O argentino detinha o segundo melhor tempo no km 195, 23″ atrás de Tosha Schareina. Todos os outros pilotos estavam a mais de um minuto do líder. Luciano estava ao ataque a Tosha! O piloto de Rally2 Michael Docherty estava 1′10″ atrás, Brabec a 1′23″ abaixo e Beveren a 1′27″ fora do ritmo. Ainda faltavam cerca de 140 km para terminar a especial.
A classificação geral virtual após 195 km de corrida de hoje, que resulta da soma dos tempos do prólogo —multiplicados por um coeficiente de 8— e dos tempos registados até esse momento, colocavam Tosha Schareina a liderar por uma bolacha margem estreita de 7 segundos sobre Luciano Benavides.
No km 220, Tosha Schareina mantinha o tempo mais rápido da especial, 16 segundos à frente de Luciano Benavides, que ainda assim estava cada vez mais perto. Micheal Docherty estava a 1′02 na frente de Ricky Brabec e Beveren. Na classificação geral virtual, Schareina e Benavides estava lado a lado a lutar pela liderança, com Van Beveren a 58 segundos. Ainda faltam mais de 110 km para o final da especial.
Com 258 km de corrida, Tosha Schareina ainda mantinha o melhor tempo com 16 segundos de vantagem sobre Luciano Benavides. O francês Van Beveren tinha o terceiro melhor tempo a 1′20″ dos dois primeiros. As diferenças permaneceram inalteradas desde o km 220. Brabec e Docherty vinham juntos atrás, 1′25″ atrás do espanhol.
Tosha Schareina (Honda Team) recuperou ligeira vantagem sobre Luciano Benavides no km 305, a menos de 30 km do final da especial. O espanhol tinha 36 segundos de vantagem sobre o argentino. As três Hondas de Brabec, Quintanilla e Van Beveren vinham uns furos abaixo da dupla líder com 1′32″, 1′37″ e 1′44″ respectivamente. Na classificação virtual, Schareina liderava a especial com 20 segundos sobre Benavides e 1′20″ sobre Van Beveren.
Tosha Schareina (Honda Team) conquistou a especial em 3h00’13”. O espanhol colocou 17 segundos sobre Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing), apenas o suficiente para assumir a liderança da classificação geral por um segundo de diferença para o argentino! Terceiro no final da especial, Pablo Quintanilla levou uma penalização de 6 minutos que o fez descer ao 9º lugar. Também penalizados foram Michael Docherty (+ 6 minutos) que desceu ao 10º lugar, assim como Sam Sunderland (+ 7 minutos) que desceu a 11º.