Brabec conquistou a sua primeira vitória de etapa deste ano, marcando a sua décima primeira vitória de etapa no Dakar. Começando em sexto esta manhã, com mais de 29 minutos de atraso, o piloto do HRC subiu para o quarto lugar na classificação provisória, ultrapassando o seu companheiro de equipa Skyler Howes e aproximando-se do pódio, agora a apenas 23’18” do líder Daniel Sanders.
– “Sim, o primeiro dia da segunda semana é um dia longo. Eles gostam de nos obrigar a descansar um pouco e depois põem-nos de novo a trabalhar. Foi um dia difícil. Vi o Ross no chão, carreguei no botão de salvamento e vi o helicóptero a aterrar. Por isso, achei que era mais rápido sair dali e ir diretamente para o helicóptero do que tentar telefonar para o socorro. Mas antes mesmo de chegar ao Ross, já havia polícia com eles e ele estava consciente. Assim que fiz isso, continuei o meu caminho.
A etapa era bastante variada, com várias condições de terreno. E sim, o último bocadinho nas dunas foi complicado porque o tráfego local para ver a corrida era louco. Havia gente por todo o lado. Mas sim, está tudo bem. Mais seis dias, por isso vamos continuar a lutar”.