Dakar, Etapa 9: Portugueses consolidam posições, Patrão no pódio da classe
Os oito portugueses enfrentaram hoje a etapa 9 do Dakar e aproveitaram para consolidar as suas posições na classificação geral da prova.
Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor luso ao averbar o 11.º posto. Partindo da 8.ª posição, o piloto da Hero recuperou no final algum do tempo naturalmente perdido na fase inicial e mantém o 15.º lugar na classificação geral a cerca de 20 minutos do Top 10.
Rui Gonçalves continua a fazer uma corrida quase isenta de erros e, desta vez, foi o 16.º melhor na etapa. Com esta consistência, o piloto da Sherco voltou a subir na tabela provisória onde ocupa agora a 26.ª posição.
António Maio perdeu algum tempo no começo do troço de hoje mas o piloto da Yamaha soube, mais uma vez, contornar as dificuldades para concluir o dia no 23.º posto. Na geral, o alentejano é 24.º a 11 minutos de um lugar no Top 20.
Quem hoje teve um dia mais positivo em termos de resultado foi Mário Patrão. 37.º na etapa, o piloto da KTM foi o 3.º melhor da classe “Original by Motul” e subiu para 6.º na classificação geral dos pilotos que competem sem qualquer assistência externa.
Igual a si próprio esteve Alexandre Azinhais. Novamente muito regular, o algarvio terminou o dia em 71.º e, com este resultado, subiu ao 67.º posto da tabela provisória.
Arcélio Couto foi 95.º na tirada, enquanto que Pedro Bianchi Prata e Paulo Oliveira foram 112.º e 113.º. Na classificação geral são agora 80.º, 98.º e 102.º respetivamente.