Dakar, Etapa 9, Pablo Quintanilla, 13º: O Dakar é assim, às vezes consegues uma boa posição, outras não”.
Pablo Quintanilla é o mais experiente da equipa Honda. Terminou a nona etapa na 18ª posição, perdendo hoje 18’36 minutos para o líder Skyler Howes, mas apesar disso ocupa o quinto lugar da classificação geral. O chileno da Honda estreou-se no Dakar em 2013 e foi segundo no ano passado.
“Este foi um dia difícil para nós, os que estávamos na frente. Apanheio o grupo da frente por volta dos 120 km. Havia uma nota traiçoeira no road-book perto de um planalto e perdi 2 ou 3 minutos ali. Então o Adrien encontrou-me e seguimos juntos até ao final da etapa. Foi muito difícil hoje, porque o road-book tinha muitas direções diferentes. Sabíamos que íamos perder algum tempo. É sempre mais fácil quando vimos atrás. O Dakar é assim, às vezes consegues uma boa posição, outras não”.
Amanhã o rali prossegue com a 10ª etapa entre Haradh e Shaybah com uma ligação de 510 km e uma especial de apenas 114 km, constituida maioritariamente por areia. A organização escolheu esta especial propositamente curta de hoje, como ‘aperitivo’ para a primeira incursão no Empty Quarter, o temído deserto da Arábia Saudita.