Dakar, Etapa 7: Reviravolta com vitória de Cornejo e Van Beveren como novo líder
O Dakar recomeçou esta manhã com menos um dos protagonistas da primeira semana. Daniel Sanders lesionou-se com gravidade e nem sequer chegou a partir, Nacho Cornejo (Honda) foi o vencedor da etapa e Adrien Van Beveren é o novo líder da classificação geral. Em resumo, a Honda venceu a etapa e a Yamaha assumiu a liderança do rali, numa 7ª etapa também positiva para o português Joaquim Rodrigues, sexto na chegada a Al Dawadimi.
Na sexta-feira, Daniel Sanders reclamou após a vitória do dia após apenas 101 km devido à estrada acidentada pelos camiões, uma vez que ele queria prosseguir em prova, ao contrário da maioria do pilotos. Na etapa deste domingo, o australiano de 27 anos não teve a sorte pelo seu lado, caiu numa ligação de asfalto antes do ponto de partida para a especial, lesionando-se com séria gravidade. Levado de urgência para o hospital onde se detectou uma fratura complicada no cotovelo e no seu pulso esquerdo, para além de uma lesão renal, o piloto da GasGas perde assim a possibilidade de prosseguir em prova e segurar o seu terceiro lugar.
A etapa de hoje, composta por um total de 701 quilómetros, com uma especial de 402 da capital Riade para Al Dawadimi teve como primeiro líder o bivencedor do Dakar Toby Price, à frente de Kevin Benavides e Matthias Walkner, que na terceira KTM completava o top 3, 17 segundos atrás do seu companheiro de equipa Price. Pouco depois, ainda lesionado no ombro Joan Barreda subia com a Honda ao terceiro lugar, 11 segundos atrás de Toby Price no segundo ponto intermédio (km 77). Kevin Benavides ainda segurava o segundo lugar, 8″ atrás, enquanto Ricky Brabec e Matthias Walkner começavam a perder terreno para os primeiros.
À chegada ao terceiro waypoint (km121) seria a vez de Nacho Cornejo assumir a posição de lider à frente de Toby Price, Kevin Benavides e Ricky Brabec. Joaquim Rodrigues com a Hero ocupava nesta altura o sétimo lugar e no nono posto vinha o líder do rali San Sunderland, já a 4m30 do chileno da Honda. Ross Branch (Yamaha), recuperado da queda na sexta-feira ocupava o 11º lugar e Danilo Petrucci (KTM) perdia muito terreno, ocupando o 30º lugar.
No WP5 e com 221 km percorridos, dava-se a reviravolta na classificação com Kevin Benavides a assumir o lugar de líder na frente de Brabec, Price e de Luciano Benavides, o único piloto da Husqvarna ainda em prova. Joaquim Rodrigues descia dois lugares mas mantinha-se no top 10 e Sam Sunderland atrasava-se (13º) e Matthias Walkner (5º) era provisoriamente o novo líder da classificação geral. Nesta altura Ricky Brabec e Pablo Quintanilla vinham a andar juntos com as suas Honda e a trabalhar em equipa.
No km 259, Cornejo retomava a posição de líder, 1’03” à frente de Benavides, 2’55” à frente de Barreda e 4’22” à frente de Luciano Benavides, que por sua vez vinha na frente de Xavier de Soultrait e de Toby Price. Lorenzo Santolino vinha na sétima posição mas nesta era Adrien Van Beveren o líder provisório da geral. O francês da Yamaha ocupava o 12º lugar, a 7m27′ do líder, mas a ganhar tempo para Matthias Walkner. No entanto, haviam ainda ainda 150 km de secção cronometrada até Al-Dawadimi.
Percorridos três quartos da especial (km 299), Cornejo mantinha a posição de líder à frente de Kevin Benavides, Joan Barreda, Lorenzo Santolino e Joaquim Rodrigues, posição que não se alterariam até ao final. Nova semana e novo líder na classificação geral, com o francês Adrien Van Beveren a terminar o dia na décima posição e a se tornar no novo líder do Dakar com cerca de 5 minutos de vantagem sobre Matthias Walkner, Kevin Benavides e Sam Sunderland.
RESULTADOS DA 7ª ETAPA
CLASSIFICAÇÃO GERAL
- Tweet
-
- Pin It
-
Dakar 2025, Kevin Benavides: “Vou andar de forma inteligente para evitar lesões”21 Dezembro 2024 11:00
-
Dakar: KTM de volta, apesar da crise13 Dezembro 2024 16:04
-
Dakar: Price e Sunderland mudam para as quatro rodas em 20256 Novembro 2024 23:49
-
W2RC: Calendário do Mundial de Rally-Raids 20258 Outubro 2024 10:00