Dakar, Etapa 12, Toby Price (3º): “Vou dar tudo mas sem arriscar, seria frustrante desistir perto do final”
A decisão no Dakar 2023 está cada vez mais próxima. Depois da décima segunda etapa ter corrido bem a Toby Price, o piloto da KTM quer fazer de tudo para festejar a sua terceira vitória à geral no domingo.
Toby Price terminou o dia no terceiro lugar. Perdeu quase dois minutos para o vencedor da etapa Nacho Cornejo (Honda), mas recuperou um minuto sobre Howes e comanda agora a classificação geral.
“O Empty Quarter cumpriu o que prometeu. Havia muita areia aqui e muito nada. Apesar de tudo, foi um bom dia. Acho que a etapa foi boa para nós. Tentei manter um ritmo bom e consistente e forcei onde me senti confortável. Se funcionar a meu favor no final, está tudo bem.” Disse o australiano no final da 12ª etapa, ainda antes de conhecer os resultados.
A dois dias do final, a vantagem de Toby Price é mínima. Está apenas 28 segundos à frente de Howes e do seu companheiro de equipa Kevin Benavides, este último a 2:40 minutos.
“São apenas dois dias agora, não é muito tempo. Acho que ter uma estratégia para a corrida é completamente redundante neste momento. Eu só tenho que ficar sobre duas rodas e manter-me saudável”, diz Price.
“No sábado vou dar o máximo mas com algumas cautelas. Temos que tentar fazer um bom tempo, mas também não quero forçar demais e arriscar uma lesão ou desistir da corrida tão perto do final. Além disso, sinto-me bem e a moto está bem. Foram duas longas semanas até agora.” Concluiu.
Amanhã (sábado) os concorrentes deixam o bivouac em Sheybah em direção a Al Hofuf para a 13ª etapa, constituída por 521 km (especial de 154 km). A saída do Empty Quarter será a última oportunidade de ‘surfar’ nas suas cadeias de dunas. A especial curta limita o potencial de danos, mas a resistência física e mecânica ainda pode fazer a diferença.