Dakar, Etapa 1: Confirmado o abandono de Sam Sunderland
Foi o Grupo KTM, do qual faz parte a equipa espanhola da GasGas, que deu a conhecer o estado de Sam Sunderland que sofreu uma omoplata partida e uma concussão , mas felizmente sem ferimentos graves, embora, por precaução, ele tenha sido transferido para Riad para ser transferido de lá, antes de voltar para casa quando estiver estável.
O Dakar não perdoa, nem a profissionais, nem a amadores… A primeira baixa relevante do Rally Dakar 2023 é Sam Sunderland, o vencedor de 2022 e também do campeonato do mundo W2RC nas motos, que se despediu do sonho de renovar o triunfo na primeira parte da primeira etapa.
O piloto da GasGas sofreu uma forte queda ao quilómetro 52 da primeira especial do Dakar 2023 que decorreu à volta de Yanbu e que o britânico tinha começado de forma brilhante, estabelecendo o melhor tempo ao quilómetro 37, pouco antes do acidente.
Um revés enorme também para a GasGas (propriedade da KTM ), tanto mais que o companheiro de equipa do britânico, Daniel Sanders , o brilhante australiano que deslumbrou no Dakar 2022, começou o Dakar com pouco treino de moto devido a um queda fortíssima que sofreu da última edição em que fracturou o cotovelo. Durante o ano, Sanders passou por cinco cirurgias para recuperar a articulação.