Dakar: A primeira vitória de Paulo Gonçalves numa etapa faz hoje 12 anos
No dia 6 de Janeiro de 2011, Paulo Gonçalves alcançou aquela que seria a sua primeira vitória em etapas do Rally Dakar.
Aos comandos de uma BMW, o “Speedy” triunfou na quinta etapa da edição desse ano da prova realizada nos desertos do Norte do Chile.
O minhoto cumpriu os 423 km cronometrados da ligação entre Calama e Iquique no tempo de 5:12.23 horas, superando em 2.18 minutos o chileno Francisco “Chaleco” Lopez (Aprilia).
Ao chegar à meta, “Chaleco” Lopez pensava ter ganho mas o piloto de Esposende viu ser-lhe devolvido o tempo perdido a assistir Olivier Pain – que tinha sofrido uma queda ao km 231 – e, assim, PG conseguiu a sua primeira vitória de sempre em etapas do Dakar aos comandos de uma BMW.
Após essa etapa, o piloto de Esposende assumiu a 4.ª posição da classificação geral, então liderada pelo espanhol Marc Coma (KTM) e com Hélder Rodrigues (Yamaha) no 5.º lugar atrás de Gonçalves.
Infelizmente, cinco dias depois, Paulo viria a sofrer uma queda que o obrigou a abandonar devido a uma fractura numa clavícula.
Paulo Gonçalves viria a deixar-nos durante o Dakar 2020, mas recordaremos sempre os grandes feitos que conseguiu para o motociclismo português.
:.
(Foto: FB Bianchi Prata)