A chuva caiu na Arábia Saudita para o início da sétima etapa do Rali Dakar 2025, com os pilotos a enfrentarem uma etapa cronometrada de 411 km em torno de Al Duwadimi. Depois de um breve atraso na ação do dia, com os necessários helicópteros de segurança a serem posicionados na etapa, os pilotos da Monster Energy Honda HRC estavam confiantes, depois de vitórias consecutivas na etapa, prontos para enfrentar a etapa do dia.
Tosha Schareina teve o bónus de não abrir a etapa e, por isso, fez um trabalho ligeiro na primeira secção de dunas, para sair dessa secção com apenas três segundos de vantagem sobre Daniel Sanders. No que acabou por ser uma batalha de ding-dong entre os dois melhores pilotos deste Dakar, Tosha aumentou o ritmo e conseguiu alcançar os homens da frente, Ricky Brabec e Adrien Van Beveren. Após o segundo reabastecimento, o espanhol recebeu 2’04“ de bónus de tempo e completou a etapa a 3’47” do vencedor Daniel Sanders, mantendo-se na segunda posição da classificação geral.
Tosha Schareina: “Hoje tivemos chuva na ligação e também estava muito frio. A primeira parte da etapa foi muito agradável depois da chuva ter caído, a secção de areia era muito boa para rolar. Depois do primeiro reabastecimento, vi o pó do Nacho Cornejo e tentei fazer força para o apanhar, o que consegui. Depois disso, tentámos forçar e apanhar os tipos da frente e nos últimos 200 quilómetros estávamos a andar juntos. Com a chuva e sem pó, foi mais fácil rodarmos juntos e por isso estou contente com o meu segundo lugar.”
Hoje foi um dia positivo para Pablo Quintanilla que se manteve dentro dos tempos de liderança na sua Honda para chegar à meta em Al Duwadimi em terceiro, a 5’27” do vencedor da etapa. A Lenda do Dakar pode ter lutado para entrar num ritmo constante em algumas etapas este ano, mas com menos poeira para enfrentar devido a alguma chuva, o vice-campeão de 2022 ficou muito satisfeito com a sua conquista do pódio entre as dunas.
Pablo Quintanilla: “Foi um bom dia, não me posso queixar. Diverti-me na mota, senti-me bem e consegui forçar o ritmo, por isso estou muito contente. A etapa não foi fácil, havia alguns pontos de navegação complicados, havia também muitas dunas com muitas secções fora de pista. Mas senti-me muito bem, gostei da corrida de hoje e finalmente consegui um bom resultado. Estou contente com a minha condução, a minha navegação e gostei muito do dia.”
Partindo da linha de partida em segundo lugar, Adrien Van Beveren alcançou Ricky Brabec, que abriu os trabalhos do dia, a apenas 34 km do final da etapa, permitindo que os companheiros de equipa rodassem juntos para quebrar a navegação e ficar na frente o máximo possível. Especialista em areia, Adrien conseguiu o quarto melhor tempo e, apesar de ter ficado a apenas sete minutos de distância, foi um desempenho digno do francês, que continua a ocupar o terceiro lugar na geral.
Adrien van Beveren: “Ainda há muitos quilómetros a percorrer, mas hoje voltámos a fazer uma etapa muito boa. Foi um bom dia para começar um pouco mais atrás, ontem não esperava estar tão à frente, mas isso faz parte do rally-raid. Estou a dar o meu melhor todos os dias, por isso é bom e estou contente com a forma como a etapa correu hoje.”
Depois da sua vitória de ontem e com a difícil tarefa de abrir a etapa, Ricky Brabec teve dificuldades no início da prova nas pistas vazias, com uma nota de navegação que o apanhou. Depois de fazer uma inversão de marcha, juntou-se ao seu colega de equipa Adrien Van Beveren e chegaram juntos à meta, num dia difícil para Ricky, que perdeu os dez minutos de tempo que tinha ganho ontem na classificação geral. Ainda em quarto lugar na geral, terá uma melhor posição de partida amanhã e vai aproveitar esse facto.
Skyler Howes ficou entre os dez primeiros depois de uma prova corajosa até ao final, mas devido a uma queda a apenas 60 km da etapa que acionou o seu airbag e rebentou o seu saco de hidratação. Apesar do cansaço, lutou arduamente até ao fim, mas a queda significa que desceu para sexto, a 38’48” do melhor tempo, enquanto luta com Luciano Benavides em quinto.
Com cinco dias de ação pela frente, a oitava etapa de amanhã segue para leste de Al Duwadimi para Riade, a capital da Arábia Saudita. Com um total de 737 km que os pilotos terão de percorrer amanhã, não haverá descanso.
Resultado da Etapa 7
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:10:33
2. Edgar Canet (ESP), KTM, 4:14:09 +3:36 (1º Rally 2)
3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 4:14:20 +3:47
4. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 4:16:00 +5:27
5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 4:17:29 +6:56
Classificação geral (após 7 de 12 etapas)
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 39:29:22
2. Tosha Schareina (ESP), Honda, 39:44:55 +15:33
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 39:55:29 +26:07
4. Ricky Brabec (USA), Honda, 40:02:41 +33:19
5. Luciano Benavides (ARG), KTM, 40:06:54 +37:32