Sandra Gómez, pioneira do hard enduro e antiga campeã do mundo de superenduro, regressou ao Dakar em 2025 como parte da equipa oficial Fantic.
Ausente no ano passado por razões orçamentais, Sandra Gómez é a única mulher a competir nesta edição. A madrilena sucede a Jane Daniels no âmbito do projeto único da Fantic de apoio às mulheres na disciplina de rally-raid. Para além das suas façanhas desportivas, Gómez também utiliza os seus talentos de piloto para filmar séries televisivas.
No seu primeiro Dakar em 2022, Gomez terminou em segundo lugar na classificação feminina. No ano seguinte teve um problema e abandonou. Sempre houve poucas mulheres na categoria de motos no campo dos ralis mais difíceis. Em 2025, porém, Sandro Gomez será a única representante feminina. A espanhola participa pela terceira vez este ano no rali mais difícil, desta vez com a equipa de fábrica Fantic.
“Trago comigo a experiência e penso que é essencial para esta aventura extraordinária e incomparável”, disse Gomez pouco antes do Dakar. “O Dakar exige respeito. O objetivo é viver um dia de cada vez e atingir o objetivo. Como piloto oficial, pude concentrar-me mais nos treinos e na procura de patrocinadores, mas de uma forma muito mais descontraída, pois já não tenho de organizar todo o rali e logística como antes. É um nível diferente.”
O fabricante italiano venceu a classificação feminina no ano passado com a britânica Jane Daniels, que não estará presente em 2025. “Ela está grávida, mas a Fantic queria continuar com uma mulher na equipa. Já substituí a Jane no Rally de Marrocos e agora no Dakar”, revelou Gómez. “É um compromisso muito bom, pois a Fantic é a única equipa oficial que leva uma mulher ao Dakar”.
“Perdi o Dakar em 2024 porque não tinha dinheiro suficiente. Essa é a parte mais difícil de ir ao Dakar”, lamentou Gómez. “Felizmente a Fantic convidou-me este ano. O meu objetivo para o Dakar 2025 é terminar. Quero ser competitiva novamente. Como piloto de fábrica, tenho mais responsabilidade, mas também mais motivação.”
Os companheiros da espanhola são o francês Jeremy Miroir e o italiano Tommaso Montanari.