Missão cumprida para a Monster Energy Honda HRC, uma vez que todos os seu pilotos puderam escolher os seus lugares na ordem de partida para a etapa de amanhã do 47º Rally Dakar, quando regressarem ao bivouac de Bisha esta noite.
O prólogo de hoje contou com passagens rochosas e trilhos de leito de rio, com o americano Skyler Howes a ser o primeiro a sair da linha de partida para a Monster Energy Honda HRC. Regressado de lesão, terminou o dia em oitavo, a menos de um minuto do tempo mais rápido, 16’51”.
O seu compatriota americano, o atual campeão Ricky Brabec, ficou ligeiramente desapontado com o seu terceiro lugar, a apenas 18 segundos do melhor tempo, enquanto se seguia o rei do prólogo de 2024, Tosha Schareina, que teve de contornar alguns carros mais lentos no percurso. “O dia de hoje foi bom, não foi mau mas não foi ótimo. Foi bom começar o rali com um prólogo a toda a velocidade e resolver os problemas. Não há nada a fazer no resto do dia, vamos ficar por aqui e depois escolher a nossa posição para amanhã. Vai ser um pouco complicado e espero que amanhã consigamos ficar numa boa posição para o 48 Hour Chrono e começar bem.” Disse Brabec.
Atrás dele rolou o experiente Pablo Quintanilla, que percorreu 29 quilómetros sem correr riscos. “É sempre importante fazer o prólogo da forma correta, pois é um grande risco ter um dia mau. Andei a um bom ritmo sem correr riscos e comecei o rali de uma forma positiva.” Disse o chileno.
Seguiu-se Adrien Van Beveren, em sétimo, que estava contente por começar a ação e libertar alguma da pressão que sentia antes do rali. “No prólogo é sempre difícil não correr riscos, por isso estava um pouco tenso, para ser sincero. Foi difícil gerir entre ler o road book e não o fazer porque havia muitas linhas e tentar entrar num ritmo foi complicado para mim, mas estou contente. É bom começar porque senti que precisava de libertar a pressão sobre os meus ombros, por isso agora posso desfrutar a partir de amanhã.” Disse o francês, que nesta edição está a cumprir o seu décimo Rally Dakar.
Tosha Schareina, o ‘Rei dos Prólogos’, não foi além da 4ª posição no arranque da 47ª edição do Rally Dakar, prejudicado por alguns contratempos. “Foi um bom prólogo, super rápido, de 29 km, mas apanhei alguns carros que se atravessaram no meu caminho, por isso só tentei andar bem e chegar à meta para estar pronto para começar amanhã e fazer 400 quilómetros.”
Prova superada também por Skyler Howes que depois de um grande acidente no último Rali de Marrocos, escolheu a prudência como melhor conselheira: “Tivemos um deserto mais ou menos aberto para navegar e foi bom, mas é claro que hoje tive de me livrar dos nervos, porque durante a última prova em que estive a correr tive um grande acidente. Por isso, estou bastante satisfeito com a minha posição por agora.” Disse o americano, oitavo no prólogo desta manhã.
Amanhã haverá cerca de 500 km de corrida na primeira etapa, 413 km contra o relógio, numa mistura de terrenos numa volta a sul de Bisha; secções pedregosas, areia e navegação complicada entre o labirinto de pistas irão pôr os concorrentes à prova, ao mesmo tempo que elaboram estratégias para o próximo 48 Hour Chrono.
Classificação do Prólogo
1. Daniel Sanders (KTM) 00:16:51
2. Ross Branch (Hero) +0:12
3. Ricky Brabec (Honda) +0:18
4. Tosha Schareina (Honda) +0:25
5. Pablo Quintanilla (Honda) +0:27
6. Luciano Benavides (KTM) +0:40
7. Adrien Van Beveren (Honda) +0:41
8. Skyler Howes (Honda) +0:52
9. Sebastian Buhler (Hero) +1:00
10. Bradley Cox (KTM) +1:03