Depois de termos abordado o tema do percurso da 47ª edição, temos agora necessariamente de passar aos nomes da lista de inscritos no Dakar 2025. É claro que não são todos, porque para vos apresentar 138 pilotos, deviamos mais ou menos manter-vos ocupados durante esta época festiva.
A pergunta a que vamos responder é basicamente esta: quem são os favoritos e os pilotos oficiais que vão participar no Dakar 2025 na categoria de RallyGP?
HONDA
Não podemos deixar de começar pela equipa que vai voltar a colocar em jogo o título conquistado no Dakar 2024: a Monster Energy Honda HRC Team. Após a vitória, a marca japonesa optou por retomar o seu compromisso com o mundo do Rally Raid na categoria moto. Como resultado, haverá cinco motos CRF450 Rally a competir na Arábia Saudita com Ricky Brabec, o vencedor da última edição, Pablo Quintanilla, Skyler Howes, Adrien Van Beveren e Tosha Schareina.
HERO
A única moto capaz de dar a vitória à Honda em 2024 foi a Hero 450 Rally da Hero MotoSports Team Rally. Será que a marca indiana será capaz de se repetir em 2025? Veremos. Em todo o caso, o líder da equipa continua a ser Ross Branch, segundo em 2024 e vencedor do World Rally Raid de 2024. Ao lado do piloto do Botswana, para além do confirmado Sebastian Bühler, vem logo o ex-piloto da Honda, o chileno José Ignacio Cornejo Florimo.
KTM
O descalabro nos resultados no Dakar 2024 e a crise financeira que está a afetar a marca austríaca impõem cortes no que ao Grupo Pierer diz respeito. Assim, nem GASGAS nem Husqvarna, mas apenas três KTM 450 Rally Factory estão à partida do Dakar 2025. Os pilotos da Red Bull KTM Factory Racing? O australiano Daniel Sanders e os irmãos Kevin e Luciano Benavides foram um trio rápido, dos quais o mais experiente é naturalmente Kevin Benavides que procura a sua terceira vitória no Dakar.
SHERCO
Falando de equipas que colheram menos do que o esperado em 2024, não se pode deixar de mencionar a Sherco Rally Factory. Para dar a volta por cima, a marca francesa conta com os pilotos da época passada – Lorenzo Santolino, o português Rui Gonçalves e o indiano Harith Noah.
FANTIC
Pelo que se pode deduzir, a Fantic gostou da ideia: em 2025, de facto, o número de pilotos sob a tenda da Fantic Racing Rally Team aumentará para sete. Tommaso Montanari e Jeremy Miroir vão juntar-se a Mohammed Al Balooshi, Maxime Pouponnot, Rafic Eid Bassam, Tomas De Gavardo e Sandra Gómez como a sempre presente quota rosa da equipa italiana.
KOVE
Após a sua estreia em 2023 e os seus primeiros resultados de peso em 2024, a Kove Factory Racing vai procurar um lugar permanente nos lugares cimeiros da classificação em 2025. O piloto principal da marca chinesa será novamente Mason Klein. Nenhum piloto chinês competirá com a equipa nesta edição: a outra Kove 450 Rally será conduzida pelo francês Neels Theric.
HOTO
Mantendo o tema, a Kove não será a única equipa oficial de uma marca chinesa no início do Dakar 2025. De facto, na 47ª edição, a HOTO Motorcycle fará a sua estreia , que contará com três pilotos da Hoto Rally, Fang Xiangliang, Arunas Gelazninkas e Xavier Flick no início.
Quer saber a lista de todos os 138 pilotos inscritos no Rally Raid de duas rodas mais famoso do mundo? Basta aceder ao sítio Web oficial do Dakar, clicando AQUI.