Ao cabo de três dias, a equipa Monster Energy Honda HRC continua com os seus cinco pilotos em prova. A meio da etapa dupla das 48H Chrono, Ricky Babec está a menos de um minuto do líder Daniel Sanders, pelo que o americano é um sério candidato ao triunfo na segunda feira.
Fruto da sua consistência, Tosha Schareina em quarto, a 5m09s do líder, e Skyler Howes, em quinto, a 8m38s são os outros dois pilotos Honda mais próximos dos líderes. Pablo Quintanilla e Adrien van Beveren atrasaram-se muito na primeira metade da etapa de 48 horas.
A participar no seu décimo Rali Dakar, Ricky Brabec manteve a calma para se manter à distância do virtual líder Daniel Sanders ao longo do dia, reduzindo uma desvantagem de dois minutos para apenas 40 segundos na zona de paragem dos 617 km. Brabec também ganhou bónus de tempo ao andar na frente, pelo que foi um bom dia de competição para o atual campeão do Dakar, uma vez que estes serão tidos em conta nos tempos finais da etapa de amanhã, na conclusão do enorme teste.
Apesar de um breve momento em que ficou preso nas dramáticas dunas, Tosha Schareina manteve-se na luta, ocupando atualmente o quarto lugar com quase cinco minutos de bónus no bolso. Como o primeiro piloto a chegar ao acampamento esta noite, ele terá a difícil tarefa de abrir caminho quando a ação recomeçar amanhã de manhã, mas é um desafio que ele vai saborear depois de algum descanso esta noite. Sentado em quinto, Skyler Howes também obteve alguns bónus de tempo nesta etapa e continua o seu início consistente no Rali Dakar deste ano, quando as motos pararam para passar a noite.
Pablo Quintanilla teve um dia dececionante na primeira etapa e estava à procura de recuperar hoje com uma configuração diferente na sua Honda CRF450 RALLY e foi o que fez, pois quando chegou ao pequeno bivouac esta noite, teve um dia muito mais positivo na sela, com a sua sexta posição a mostrar que se tinha familiarizado bem com o terreno.
Depois do seu esforço heroico para chegar ao final da etapa de ontem, após uma queda no início e depois de problemas com o botão do road book, Adrien Van Beveren voltou a estar no seu ritmo com a navegação e a velocidade na areia hoje, tendo atualmente quase sete minutos de preciosas bonificações de tempo no seu bolso, estando em oitavo.
“O primeiro dia do 48 Hour Chrono já terminou, mas foi um primeiro dia muito duro com mais de 600 km para percorrer, mas penso que os pilotos da Monster Energy Honda HRC estão numa posição muito boa. Temos dois pilotos que vão partir nas duas primeiras posições amanhã e três pilotos mais atrás, o que significa que podemos adotar duas estratégias diferentes. Neste momento não sei qual é a melhor, mas acredito que com o Tosha e o Ricky a partirem em primeiro e segundo, desde que não cometam erros, com os bónus de tempo podem fazer uma boa etapa. Teremos de esperar até amanhã à tarde para saber em que posição terminam todos.” Disse o chefe de equipa Ruben Faria.