Dakar, Prólogo: Toby Price arranca no topo, Rodrigues 6º
O australiano da Red Bull KTM Factory fez o tempo mais rápido no prólogo do Dakar 2023. Price completou os 13 km cronometrados em 8 minutos e 22 segundos, sendo seguido por Daniel Sanders (GasGas), Ross Branch (Hero) e Joan Barreda (Honda). Joaquim Rodrigues (6º), o luso-alemão Sebastian Buhler (8º) e António Maio (13º), foram os mais rápidos da comitiva lusa na curta tirada traçada junto ao Mar Vermelho.
Ás 07h01, hora portuguesa, depois dos motociclistas da categoria Rally2, chegava a vez das estrelas da categoria RallyGP darem o pontapé de saída para o 45º Dakar. Štefan Svitko foi o primeiro a ir para a pista.
Toby Price acabaria por vencer o prólogo do 45º Dakar. O australiano, ausente do pódio do Dakar desde 2020, superou o compatriota Daniel Sanders por apenas um segundo.
A batalha pelo último degrau do pódio foi disputada acirrada, com três motociclistas no mesmo segundo. No final, Ross Branch bateu Joan Barreda e Kevin Benavides na luta pelo terceiro lugar. Barreda colocou a sua Honda privada em terceiro lugar, seguido por Ross Branch e a sua Hero, colocando-se assim quatro fabricantes diferentes no top 4!
Apesar de largar em último, Sam Sunderland foi apenas décimo no dia e será o último piloto a escolher a sua posição inicial para a 1ª etapa. Brilhante a performance de Joaquim Rodrigues, sexto mais rápido no dia de abertura, na frente da KTM oficial de Matthias Walkner e do seu companheiro de equipa na Hero Motorsports Sebastian Buhler que terminou o prólogo Sebastian Buhler, oitavo mais rápido.
O sul-africano Michael Ducherty (Husqvarna) que o mais rápido da categoria Rally 2 terminou na 9ª posição, à frente de Sam Sunderland (Gas Gas) que completou o top 10. António Maio com uma Yamaha de fábrica do ano passado foi o 13º mais rápido, com Rui Gonçalves (Sherco) no 25º lugar. Mário Patrão, piloto da categoria Original by Motul, terminou na 44ª posição este primeiro dia.
Amanhã segue-se a etapa 1, com os concorrente a terem de enfrentar uma tirada de 601 quilómetros, 367 dos quais em especial, definida em torno do Sea Camp junto às margens do Mar Vermelho.
CLASSIFICAÇÃO DO PRÓLOGO – DIA 1
1º Toby Price (KTM) 8m22s
2º Daniel Sanders (GasGas) a 1s
3º Ross Branch (Hero) a 9s
4º Joan Barreda (Honda) a 9s
5º Kevin Benavides (KTM) a 9s
6º Joaquim Rodrigues (Hero) a 10s
7º Matthias Walkner (KTM) a 11s
8º Sebastian Buhler (Hero) a 11s
9º Michael Docherty (Husqvarna) a 13s
10º Sam Sunderland (GasGas) a 13s
11º Ricky Brabec (Honda) a 14s
12º Pablo Quintanilla (Honda) a 16s
13º António Maio (Yamaha) a 17s
14º Stefan Svitko (Cross Team) a 19s
15º Luciano Benavides (Husqvarna) a 20s