Dakar 2023, Toby Price #08: “O meu último Dakar foi bastante difícil”
Com 8 participações e 2 vitórias no Rali Dakar (2016 e 2019), o australiano de 35 anos é um dos pilotos actuais melhor sucedidos no mais duro rali do mundo. Contúdo, a sorte tem sido madrasta para Toby nos útimos dois anos.
Toby Price é um caçador de emoções e divide o seu tempo entre o seu primeiro amor, as motos e a sua busca por velocidade sobre quatro rodas. Depois de um decepcionante 10º lugar no último Dakar devido a um começo de pesadelo, Price voltou às pistas com um quarto lugar em Abu Dhabi antes de cair no Rali de Marrocos na etapa final. Mas o nativo de Hilston, New South Wales, tem uma outra face menos conhecida. Nos automóveis destacou-se ao volante, vencendo a Finke Desert Race na Austrália pelo segundo ano consecutivo com um Mitsubishi Triton Trophy Truck.
Agora é a vez do Dakar, prova que disputará pela nona vez, desde que se estreou em 2015. O desejo de triunfar está sempre presente, e como uma fera ferida, Toby Price continua a ser um dos principais candidatos à vitória.
“Fico sempre feliz por terminar um Dakar, mas a corrida foi bastante difícil no ano passado. Perder tempo no primeiro dia deixou-me numa posição estranha para o resto do rali. Hoje em dia, o menor erro faz com que percamos muito tempo para os rivais, porque o nível muito próximo.
O terreno da Arábia Saudita torna o rali muito rápido, e algumas etapas são sprints até ao final. A atmosfera é sempre excelente e estou feliz com a equipa. Já estou animado com 2023!
Quanto à minha experiência nas quatro rodas e na última Baja 1000, não tenho palavras. O dia começou perfeitamente e, na milha 170, a aventura terminou. Não há muito o que fazer nessa situação, gostaria de ter acordado daquele pesadelo.”
Um terceiro sucesso no Dakar, faria o austraiano igualar Richard Sainct (1999, 2000 e 2003) e superar Hubert Auriol, Gaston Rahier e Fabrizio Meoni.