Dakar 2023, Skyler Howes: “O objetivo é dar o meu melhor a cada dia”
Skyler Howes ainda é um dos pilotos menos experientes nos ralis. O americano quer dar mais um passo em frente no Dakar da Arábia Saudita, este ano numa edição mais longa, e também mais do seu agrado. O foco é por isso na navegação.
Skyler Howes não chegou ao final como privado na sua primeira participação no Dakar em 2019 na América do Sul. Mas quando o rali mais difícil do mundo foi transferido para a Arábia Saudita brilhou em 2020 e 2021, terminando em 9º e 5º na geral – assumindo ocasionalmente a liderança da cassificação geral na edição de 2021.
Em 2022, Howes juntou-se à equipa de fábrica da Husqvarna mas na Etapa 5, teve que abandonar o rali após uma queda. Porém, no final do ano, causou sensação ao obter a vitória à geral no Rali de Marrocos, o seu primeiro sucesso internacional.
“Sou relativamente novo no Dakar. Alguns já o fazem há muito mais tempo, e quando oiço falarem de coisas que aconteceram em 2011 fico confuso! Quando penso de onde vim e o que tive que fazer para chegar aqui, essa dificuldade e luta ensinaram-me muitas lições valiosas.”
Skyler Howes tem 30 anos, venceu o Desafio Dakar em 2018, estreou-se como privado na categoria principal em 2019, conquistando finalmente o estatuto de piloto de fábrica na última edição do Dakar.
Dificuldades
“Sempre tive que fazer mais com menos. No passado, era acordar, ir trabalhar e concentrar-me para a corrida. Eu mesmo tinha que prepararar a minha moto e toda a logística, ficando o treino para segundo plano. Agora é o contrário. Tudo é resolvido com a equipa. Todo o meu trabalho é focar-me em garantir que o meu corpo e a minha mente estejam 100% preparados e focados para o rali. Ainda há muito mais que posso aprender.”
Acidente numa duna
“Fiquei super orgulhoso de vencer em Marrocos. Tem muito a ver com a preparação da equipa e confiança na moto. O ano passado foi o meu primeiro Dakar como piloto oficial. Trabalhei com o Marc [Coma], o Jordi [Viladoms] e tivemos uma estratégia muito boa que me colocou em uma posição perfeita. Senti-me bem e seguro na moto. Apesar disso tive uma grande queda nas dunas que me obrigou a abandonar.”
Objetivos
“O objetivo é vencer, mas não me vou focar muito nesse objetivo específico. Vou sim concentrar-me em dar o meu melhor todos os dias, minimizando os erros e divertir-me com a equipa. Cresci com positividade e a olhar para frente, em vez de olhar para o passado e ver o que fiz de errado.”
“Estou realmente ansioso pelas etapas mais longas e um Dakar mais longo. O que mais gosto nos ralis é passar longos dias em cima da moto. Será importante relaxar mas nunca perder o foco, de forma a utrapassar ainda mais os meus limites.”
Concluiu Skyler Howes, que tomou o lugar deixado vago por Pablo Quintanilla na Husqvarna.