A organização do Dakar vai anunciar, em breve, o percurso da próxima edição da grande maratona sul americana, mas, segundo avança o site Bolívia 4X4, a Argentina e a Bolívia vão ficar de fora da próxima edição da prova.
Uma alteração importante no traçado do Dakar em relação as últimas 10 edições anteriores, onde sempre contou com a Argentina. Tudo porque o Governo Buenos Aires decidiu dar todo o seu apoio ao projecto de fazer regressar ao pais a Formula 1.
Da mesma forma, e após cinco anos consecutivos de presença no Dakar ,a Bolívia vai deixar de estar no traçado da prova em 2019.
Já o Peru confirmou a sua participação após o regresso bem sucedido na edição deste ano, onde assumiu um papel importante na prova. Por seu lado o Chile está de regresso ao Dakar, após ter estado ausente durante as últimas três edições.
O novo aliado dos organizadores do Dakar é o Equador que vai estar já na próxima edição da prova com a realização de duas etapas.
Segundo avança o Bolívia 4X4, a edição 2019 do Dakar terá partida em Santiago do Chile e chegada a Lima no Peru com passagem pelo Equador e desta forma, Argentina e Bolívia ficam de fora da próxima edição do Dakar.