Dakar 2018: Sam Sunderland abandona
Pelo segundo Dakar consecutivo a KTM perde, durante a corrida e novamente na quarta etapa, o vencedor do ano anterior. Depois de em 2017 ter sido Toby Price a cair e a abandonar o evento com a fratura da perna esquerda, desta vez foi Sam Sunderland a ir mais cedo para casa, depois de ter partido para a etapa de hoje no comando da prova e ter vencido duas das três jornadas realizadas até ontem.
O piloto britânico sofreu uma queda já na parte final da quarta tirada e devido a dores nas costas foi forçado a abandonar o evento organizado pela Amaury Sport Organisation pela quarta vez em cinco participações, sendo que a única ocasião que completou a prova saiu vencedor.
Após o abandono Sunderland ainda esteve no ‘bivouac’ em San Juan de Marcona, mas de seguida foi transportado, via helicóptero, para uma unidade hospitalar na capital do Peru, Lima, onde será submetido a exames médicos para a correcta detecção das lesões que poderá ter.
Este foi o corolário de um dia difícil para a KTM, que viu Toby Price, Antoine Méo e Laia Sanz perderem tempo importante. O próprio Sam Sunderland vinha a ceder tempo e com a liderança em risco. O melhor representante da casa de Mattighofen é assim Matthias Walkner, que hoje foi terceiro na etapa e na classificação geral é quarto a 5m23s do novo líder e vencedor do dia, Adrien Van Beveren.
Não deixa de ser curioso que o melhor piloto do Grupo KTM acabe mesmo por ser Pablo Quintanilla, que com a Husqvarna é segundo a 1m55s de Van Beveren. Já Toby Price e Antoine Méo aparecem na sexta e 10ª posições, respetivamente, a mais de 10 minutos da liderança.