Até ao momento a 11ª tirada do Dakar de 2018 não está a correr de feição para o piloto da Honda. Segundo o site oficial da prova o espanhol está em dificuldades físicas tendo mesmo estado parado, durante alguns minutos, ao quilómetro 100 da tirada.
Dificuldades essas que certamente estarão relacionadas com o problema no joelho esquerdo, que foi contraído na sequência de uma queda durante a sétima etapa e que esteve perto de colocar fora da contenda o segundo classificado à partida para esta etapa.
Às dificuldades físicas que está a sentir juntou-se o facto, segundo o site do Dakar, de ter abandonado o percurso do setor seletivo e ter desaguado no localidade de Medanitos. É desconhecido se tal situação está relacionada com novo problema de navegação, como se já não chegasse o sucedido ontem, ou se o Barreda Bort prepara-se para consumar o abandono.
Para já a última passagem de Joan nesta etapa, consta no segundo waypoint, onde já vinha a perder 5m54s para o líder da etapa, Toby Price, e mais de três minutos para Matthias Walkner, líder da classificação geral.
Quem também está em dificuldades é Pablo Quintanilla, que ao quilómetro 109 foi obrigado a parar com problemas na sua Husqvarna, algo que já sucedeu por mais do que uma vez neste Dakar. Assim o piloto chileno, que vinha a ser dos mais rápidos do dia, atrasou-se significativamente, o que compromete o resultado na etapa e a possibilidade de continuar a recuperar na classificação geral.
Em atualização….