Teve lugar neste fim de semana, em Beja, a primeira prova do campeonato do nacional de Todo o Terreno, marcada pelo frio, chuva, nevoeiro, muita lama e algum sol á mistura, a Baja TT Montes Alentejanos esteve á altura de um excelente inicio de campeonato.
Dividida em três dias e com 3 especiais, prologo de 9 kms, uma etapa de 170Kms e a outra com os mesmo 170 kms, mais de 349 km cronometrados e cerca de 4h30min de prova. A equipa da Honda esteve em grande destaque, com Tomás Dias a conquistar o terceiro lugar da geral e segundo da classe TT2, a pouco mais de dois segundos do segundo da geral, Tomás imprimiu um grande ritmo desde o inicio da prova e mostrou que está neste campeonato para vencer.

Honda CRF450RX – Tomás Dias
– “Começou a época 2025. Uma corrida que gosto muito e sempre fiz bons resultados, percebi que tinha andamento para lutar pela vitória e assim o fiz! Dei tudo mas adormeci um pouco depois da assistência! Mas venha a próxima!”
Na classe TT1, Gustavo Gaudêncio dominou do inicio ao fim e deixou o segundo classificado a mais de 8 minutos, piloto da Chamusca provou mais uma vez que a pequena 250cc é a sua moto de eleição, lutando com as motos mais potentes e conseguindo um espetacular quarto lugar da geral.

Honda CRF250RX – Gustavo Gaudêncio
-“Conseguimos o objetivo, ganhar a classe TT1 e ficar o melhor possível na geral. Os últimos 2 anos foram duros, não conseguíamos ter resultados mas dando uso a palavra da moda fomos “resilientes” e andamos muito na pequena Honda 250, obrigado a todos o staff, colegas de equipa e patrocinadores, esta foi para vós …Panda sentimos a tua falta”
Também na classe TT1 e depois de 20 anos fora das competições oficias, David Xavier voltou ao Team Bianchi Prata, para se estrear aos comandos de uma CRF250RX com um excelente quinto lugar da TT1.

Honda CRF250RX – David Xavier
– “Muito contente por voltar ás corridas e a esta equipa que já fui tão feliz, ainda estou a recuperar de uma lesão e a conhecer a Honda, mas gostei muito de todo o fim de semana, obrigado á equipa pelo excelente trabalho e aos meus assistentes Pedro Afonso e Lucas, por estarem sempre ao meu lado.”
Já João Miranda, vestido com as cores da ACL , no primeiro dia de prova teve um “encontro imediato” com uma vedação o que o fez perder mais de 15 minutos, foi 9º entre os Veteranos.

Honda CRF450RX – João Miranda
– “Primeira prova do campeonato acabada. Dois contratempos durante os dois dias fez me perder muito tempo mas o ritmo foi forte e para a próxima corrida vou tentar não cometer os mesmos erros. O Team esteve fantástico!!
Na classe TT3 a equipa esteve representada por João Duarte, que trocou a pequena 250cc por uma potente 500cc, o jovem piloto mostrou um ritmo muito bom nos dois dias e conseguiu um merecido lugar no pódio da classe.

Honda CRF490RX – João Duarte
– “Primeira prova do campeonato acabada. Dois contratempos durante os dois dias fez me perder muito tempo mas o ritmo foi forte e para a próxima corrida já vai ser melhor. Agradeço a toda a equipa que foi incansável durante o fim de semana. Até à próxima”
Nos veteranos, o campeão em titulo Christophe Lajouanie lutou até ao final pela vitoria na classe, mas por 17 segundos não conseguiu o lugar mais alto do pódio tendo ficando em segundo lugar, mostrando que com mais adaptação á sua nova Honda vai seguramente fazer bons resultados.

Honda CRF450RX – Christophe Lajouanie
– “Terminada a Baja dos Montes Alentejanos em Beja, primeira prova do Campeonato Nacional Português de Todo-o-Terreno 2025, com um resultado sólido: P11 da classificação Geral e P2 da classe Veteranos. Ao longo desses 3 dias, consegui me familiarizar com a fantástica HONDA CRF 450 RX, achando um bom ritmo e já com ideias para melhorarmos as afinações da máquina. Obrigado a toda equipe do Offroad Center Bianchi Prata pela assistência sem falha. Que venham as próximas corridas, e vamos a luta!”
Também aos comandos de motos Honda, tivemos na equipa João Pires em Honda CRF250RX 7º na TT1 e 4º nos Veterano, Renato Mendes com uma Honda CRF250RX, 8º classificado na TT1 e 7º nos Veterano, John Rowley em Honda CRF450RX 12º nos veteranos, Mariuxe Taranto numa Honda CRF250RX num excelente segundo lugar nas senhoras, Tiago Pedro na classe hobby aos comandos de uma CRF450RX que ficou no quarto lugar e nos Quads e Rui Teixeira que foi forçado a desistir devido a uma queda na sua Honda TRX450R.



Honda CRF450RX – John Rowley
“A minha primeira prova no Campeonato Nacional de Baja Portugal foi uma explosão. É uma disciplina nova para mim e toda a experiência foi facilitada pelo Offroad Centre dirigido por Pedro Bianchi Prata e a sua equipa. Recomendo vivamente a qualquer motociclista internacional que queira competir a alto nível com grande apoio. A Honda CRF450 RX não perdeu o ritmo, perfeitamente preparada pelos melhores técnicos”
Honda CRF250RX – Mariuxe Taranto
“Foi a minha primeira na nova Honda CRF250RX, tive um azar pois cai dentro de rio e perdi muito tempo para por a moto em funcionamento pois tinha agua dentro do motor, mas estou contente por ter terminado e ter ficado em segundo lugar, obrigado a toda a equipa por todo o trabalho e já estou ansiosa pela próxima prova.”
Daniela Mateus – 1ª nas Senhoras
“Primeira corrida de 2025 e de sempre. Comecei nas mini bajas e agora ao passar para a baja “completa” senti uma grande diferença. Custou foi duro, o piso estava complicado mas apesar de ter ficado presa num rio e a mota falhar consegui acabar o meu objetivo que era chegar ao fim! Gostei muito da experiência, claramente é para continuar. Muito obrigada a todo o staff do Bianchi Prata e a toda a gente que nos ajudou.”