CNTT, Baja Montes Alentejanos: Os favoritos e a lista de inscritos para a abertura da época
56 pilotos estão inscritos para a abertura do campeonato nacional de Todo-o-Terreno em motos, a Baja TT Montes Alentejanos.
A prova terá como centro operacional o Pavilhão Multiusos – Parque de Feiras e Exposições de Beja e da lista de inscritos fazem parte todos os principais nomes da temporada passada.
António Maio vai defender a coroa de campeão nacional absoluto. O piloto da Yamaha foi vítima de um azar mecânico no último Dakar mas parte determinado em conquistar o sétimo título da sua carreira.
Martim Ventura é visto como o principal adversário do Major da GNR. Os dois terminaram separados por apenas 1 décima segundo na última Baja Portalegre 500 e isso só prova que os dois pilotos Yamaha são os mais fortes candidatos ao título absoluto.
Micael Simão foi campeão de TT3 na época passada e foi o homem que parou a série de vitórias de António Maio, triunfando na Baja de Loulé. No entanto, uma forte queda na Baja Portalegre fez com que tivesse de parar durante praticamente quatro meses. Agora aos comandos de uma Husqvarna, Simão vai querer certamente ter um sólido início de campeonato para crescer de forma a partir daí.
Vice-campeão em 2021, Gustavo Gaudêncio sofreu vários azares em 2022. Um dos mais experientes pilotos do pelotão, o ribatejano volta a integrar a equipa Honda de Pedro Bianchi Prata para nova tentativamente “assalto” à coroa absoluta e de TT2.
Campeão absoluto em 2019, Daniel Jordão é sempre um nome a ter em conta, ele que vai para a sua segunda temporada com a Husqvarna.
Campeão de TT1 em 2022, Fábio Magalhães sobe agora à classe TT3 para fazer frente a Micael Simão. Ao seu lado na equipa Honda Bianchi Prata estará o jovem João Duarte para tentar manter a coroa de TT1 na estrutura de Marco de Canaveses.
Por sua vez, Miguel Castro deu nas vistas na temporada passada e promete ser um candidato aos lugares do pódio.
Impossível contornar ainda os nomes dos irmãos Megre e Amaral. Bernardo Megre e Salvador Amaral competem em TT1 enquanto que David Megre e Gonçalo Amaral vão disputar a categoria TT2.
A Baja TT Montes Alentejanos arranca na sexta-feira, com o prólogo de 7,26 km. Sábado os pilotos terão pela frente o primeiro setor seletivo (1ª etapa) de 145,50 km que se repetirá no dia de domingo (2ª etapa). No total serão 370 km, quase 300 dos quais disputados ao cronómetro.
:.
(Foto: A2 Comunicação)