Baja TT Extremadura, Final: Bruno Santos estreia-se a vencer na Taça do Mundo
Apesar de abrir a longa 2ª etapa da Baja TT Dehesa Extremadura, o piloto da Husqvarna Momento TT assegurou hoje o primeiro triunfo na Taça do Mundo de Bajas, com mais de 7 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, David Megre (Kawasaki). O espanhol Javier Vega Puerta (Yamaha) completou o pódio.
O veterano Pedro Bianchi Prata (Honda) terminou a prova no 4º lugar, com Joan Pedrero Garcia a completar o Top 5 com a imponente e pesada Harley-Davidson Pan America 1250. Sem surpresa, a melhor concorrente feminina foi Sara Garcia, 7ª classificada da geral numa Yamaha WR450.
Depois de um pódio absoluto conquistado na jornada portuguesa do Campeonato do Mundo de Rally Raid, Bruno Santos voltou a bilhar, conquistando desta vez o triunfo na Baja TT Dehesa Extremadura, a etapa de abertura da Taça do Mundo de Bajas.
Santos arrasa concorrência
O piloto apoiado pela Momento TT dominou de forma absoluta a competição disputada na Extremadura espanhola e que este ano arrancou em Elvas tendo hoje, após os 290 quilómetros da 2ª etapa, terminado com uma vantagem de 7m30s para o 2º classificado.
Aos comandos de uma Husqvarna FR 450 Rally, o piloto de Torres Vedras assume desta forma uma posição de destaque na Taça do Mundo tendo superado uma prova pautada por uma navegação muito exigente e disputada em pistas muito variadas.
“Estou naturalmente muito satisfeito com esta vitória numa prova da Taça do Mundo, mas foi um dia muito cansativo. Foram muitos quilómetros e num traçado mais lento e duro do que na etapa do Rally Raid que aqui se disputou. No percurso em que os automóveis já tinham passado a pista estava bastante massacrada. A navegação também foi muito exigente porque o road book tinha uma grande quantidade de notas e fui eu a abrir a pista durante toda a prova. Senti-me bem e consegui imprimir um bom andamento. A prova tinha várias neutralizações e consegui aí ter a noção da vantagem de que dispunha para os meus adversários, o que me permitiu fazer uma corrida bem controlada”, salientou à chegada a Badajoz, no final da Baja TT Dehesa Extremadura, o duas vezes campeão nacional de Rally Raid, Bruno Santos.
De salientar a presença entre os mais de cinquenta finalistas da categoria de motos mais quatro pilotos portugueses: Pedro Costa (20º), Henrique Gracio (49º), Pedro Pinheiro (50º) e Paulo Cardoso (53º).
No caso do vencedor Bruno Santos, este regressa às competições no Algarve onde de 17 a 19 de Maio disputa a Baja TT Lagos, quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.